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Chamada Escolar 2024 mapeia demanda para ensino fundamental e médio integral em escolas do Amapá

A novidade são 15 escolas estaduais de ensino fundamental II voltadas para o ensino integral.

Por Bárbara Ribeiro
25/11/2023 12h00

Com a oferta, o Governo do Amapá cumpre a meta 6 do Plano Nacional e Estadual de Educação

O Governo do Amapá oferta a partir do próximo ano, vagas para o ensino integral nas escolas estaduais de ensino fundamental. A demanda já está inclusa na Chamada Escolar 2024, que segue até domingo, 26, de forma on-line. Com a ampliação, o Estado vai chegar a 10 mil alunos matriculados no ensino de tempo integral.

A medida alcança a meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que determina a oferta de educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.

PARTICIPE DA CHAMADA ESCOLAR AQUI

Este ano, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) disponibilizou 16 escolas-polo para que os interessados possam participar do processo de forma presencial. Para isso, basta se dirigir a uma das instituições de ensino, das 8h às 12h e de 14h às 18h, e preencher o formulário impresso. O técnico da escola será responsável por inserir os dados na plataforma on-line.

Para efetivar a Chamada Escolar 2024 (on-line ou presencial), os responsáveis precisam apresentar os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento
  • CPF (estudante e responsável)
  • Comprovante de residência
  • Cartão do SUS
  • E-mail e número de telefone do responsável ou aluno maior de idade.

Três novas unidades de ensino vão participar do programa Escola em Tempo Integral com a oferta do ensino fundamental II (6º ao 9º ano). Elas estão localizadas em 10 dos 16 municípios do estado, sendo a maioria em Macapá. São elas:

Macapá

  • Escola Estadual Prof.º José Firmo de Nascimento;
  • Escola Estadual Prof.º Lucimar Amoras Dell Castillo;
  • Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos;
  • Escola Estadual Jesus de Nazaré;
  • Escola Estadual Dr. Coaracy Nunes;
  • Escola Estadual Santa Inês;
  • Escola Estadual Deusolina Salles Farias.

Santana

  • Escola Estadual Prof.ª Elizabeth Picanço Esteves.

Ferreira Gomes 

  • Escola Estadual Prof.ª Maria Iracy Tavares

Serra do Navio:

  • Escola Estadual Colônia da Água Branca

Pracuúba

  • Escola Estadual Ernesto Pereira Colares

Cutias

  • Escola Estadual Lourimar Simões Paes

Calçoene

  • Escola Estadual Juvenal Guimarães Teixeira

Laranjal do Jari

  • Escola Estadual Vanda Maria de Souza Cabete

Vitória do Jari

  • Escola Estadual Munguba do Jari

A novidade do ensino de tempo integral é nas escolas Santa Inês, Deusolina Farias e Coaracy Nunes. O restante já possuía o ensino integral na etapa do ensino médio. Dessa forma, serão 32 escolas de tempo integral funcionando em 15 municípios do Amapá em 2024, tanto na etapa de ensino médio quanto fundamental II.

Ensino em tempo integral

O estudante matriculado em uma escola de tempo integral frequenta a escola no período diurno, e tem, além do currículo da Base Nacional Comum Curricular, um aprendizado mais diversificado, que visa o trabalho de competências sociais, cognitivas e emocionais dos estudantes. A escola, de acordo com a proposta pedagógica dela, pode ofertar outras atividades que vão trabalhar essas características e habilidades.

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