Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá debate comunicação pública nas multiplataformas e assina carta compromisso durante fórum nacional

Secretários e profissionais da área de todo o Brasil se reuniram nos dias 20 e 21 para o 3° Fórum Nacional de Secretarias de Comunicação, no Paraná.

Por Da Redação
27/11/2023 08h00

A programação é realizada pelo Conselho Nacional de Secretarias de Comunicação

A relação dos governos com o jornalismo multiplataformas foi destaque no 3° Fórum Nacional de Secretarias de Comunicação, que ocorreu em Foz do Iguaçu, no Paraná, nos dias 20 e 21 de novembro.

A programação é realizada pelo Conselho Nacional de Secretarias de Comunicação e reúne gestores e profissionais da área de todo o Brasil. Na ocasião, o Amapá assinou uma carta compromisso, a Carta Foz, junto com outros 20 estados, reforçando a transparência e qualificação da comunicação pública.

O documento será encaminhado ao gabinete da Presidência da República, ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao Senado, além de ser entregue aos governadores dos estados.

A secretária de Comunicação do Amapá, Ilziane Launé, deu boas-vindas ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, um dos convidados do evento para falar sobre o desafio de comunicar à população sobre as ações governamentais. Na oportunidade, a gestora aproveitou para solicitar o apoio do Governo Federal para a campanha permanente do Conselho que é o combate à fake news.

"É necessária e fundamental a discussão da comunicação pública no país. Debater os rumos dela. Tivemos a oportunidade de conversar com o ministro Rui Costa, para alinharmos junto ao Governo Federal, a comunicação pública no país, sempre preservando e respeitando as características de cada estado", destacou Ilziane, que integra a diretoria do Conselho Nacional como secretária-geral.

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, participou do encontro e parabenizou a iniciativa das secretarias, destacando o importante papel da imprensa na divulgação de informações verdadeiras para a população.

"A comunicação é muito importante no dia a dia de todo cidadão. Cada vez mais temos informações falsas nas redes sociais. Então os jornalistas e comunicadores têm uma importância muito grande no combate à fake news, que passa pelo fortalecimento da imprensa, em especial dos veículos locais", afirmou Ratinho Junior.

Para o secretário da Comunicação do Paraná, Cleber Mata, o Fórum é uma forma de dividir experiências e desafios, que mesmo com realidades tão diferentes, acabam sendo semelhantes no âmbito da comunicação pública.

"As secretarias estaduais de Comunicação utilizam recursos públicos que precisam ter a devida transparência. A comunicação pública é o radar para se evitar qualquer tipo de autoritarismo, qualquer discrepância, aquilo que fuja da normalidade. Por isso, ela tem papel fundamental de manter a ordem institucional, dando um conforto à sociedade", pontuou Mata.

Pesquisas do futuro

A programação do fórum incluiu temas atuais e importantes para a gestão da comunicação pública como as "Pesquisas do Futuro", cuja palestra foi ministrada pelo presidente do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo.

De acordo com o monitoramento do instituto, o apoio dos governadores nas eleições municipais de 2024 deverá ser decisivo e o pleito não deve ter a polarização política vivida na última eleição.

"A polarização não deve travar grandes embates nas eleições para prefeitos, principalmente nas capitais, o apoio dos governadores será o grande diferencial ano que vem. Em especial os governadores bem avaliados. O apoio deles em gravações nas campanhas eleitorais vai valer muito", avalia Hidalgo.

O CEO do Portal Poder 360, Fernando Rodrigues, falou da nova face da informação e como o webjornalismo vem atuando de forma decisiva nos rumos da comunicação. Já o gerente de Integração e Planejamento de Jornalismo do SBT, Rodrigo Hornhardt, pontuou o telejornalismo multiplataforma na relação com os governos.

A "Transparência e Boas Práticas na Publicidade Digital" foi o tema apresentado pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR), Ivan Bonilha. Os secretários participaram ainda do 26º Congresso Paranaense de Rádio e TV, promovido pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP).

O Fórum e o Conselheiro Nacional foram criados em junho deste ano, em Salvador (BA), de forma pioneira pelos gestores das Secretarias de Comunicação do país. A segunda edição foi realizada no Rio de Janeiro, a terceira no Paraná, e o próximo encontro será no estado do Pará, em março de 2024.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!