Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado leva orientações e acolhimento às empreendedoras do campo na 30ª Feira Agropesc do Amapá

Ação coordenada pela Secretaria de Políticas para Mulheres, segue até domingo, 3, no município de Amapá.

Por Alice Palmerim
01/12/2023 15h40

As primas, Cristiane Vasconcelos e Marisa Leão que estão trabalhando na Feira incentivam outras mulheres a empreenderAs primas, Cristiane Vasconcelos e Marisa Leão que estão trabalhando na Feira incentivam outras mulheres a empreender

O Governo do Estado está realizando ações de orientação e acolhimento às empreendedoras do campo durante a 30ª Feira Agropesc, que iniciou nesta quinta-feira, 30, e prossegue até domingo, 3, na Região do Lagos, no município do Amapá, distante cerca de 200 quilômetros de Macapá. 

Através dos serviços oferecidos pela Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM), as mulheres estão sendo incentivadas no desenvolvimento de suas atividades que garantem emprego e renda. Além de acolhimento, com encaminhamentos aos órgãos que fazem parte da Rede de Atendimento à Mulher (RAM), para proteção. Ações de recreação para o público infantil, também são disponibilizadas.

A secretária de Políticas para Mulheres, Adrianna Ramos, destaca a importância da integração da pasta em eventos para mulheres do campo. 

“A Secretaria de Políticas para Mulheres participa da Agropesc no Amapá levando serviços já ofertados em nossos centros, além do apoio e incentivo às mulheres que são líderes, muitas vezes, em suas casas e que estão à frente da agricultura familiar. Entre as propostas também levadas ao evento está o fortalecimento com informações e capacitações, do apoio à mulher empreendedora”, disse a secretária.

A Agropesc tem como objetivo impulsionar a economia através da comercialização e exposições de animais, concursos, cursos técnicos, palestras, torneio esportivo, cavalgadas, além do incentivo à cultura e empreendedorismo, com o foco na agricultura familiar.

As primas, Cristiane Vasconcelos e Marisa Leão, que estão trabalhando na Feira, incentivam outras mulheres que ainda não tiveram coragem para empreender. Segundo Marisa Leão, o evento ajuda a ter uma renda extra. “Empreender na Feira da Agropesc, aqui no município de Amapá, está sendo maravilhoso, porque ajuda a ter um dinheiro extra no final do mês”, comemorou Marisa.

Já Cristiane Vasconcelos, diz que é importante se qualificar antes, durante e depois de empreender. “Eu não sabia do suporte da Secretaria da Mulher, que ajuda muito. É importante ter essa liberdade financeira para que a mulher não viva dependendo do marido, ou companheiro”, pontuou a empreendedora.

Durante o evento, uma mulher foi vítima de violência e recebeu o acolhimento da equipe da SEPM que interviu e fez os encaminhamentos necessários junto à Polícia Militar, um dos órgãos que integra a RAM.  

O assessor jurídico da secretaria, Abrahão Jara, orienta que as pessoas chamem a polícia através do 190 em caso de emergência. “Ajudar quem precisa é muito importante, mas é preciso ter cautela para não arriscar a vida. É necessário pedir ajuda policial imediatamente, alertou o assessor.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!