Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Com oportunidades de empreendedorismo, 30ª Agropesc aquece a economia da Região dos Lagos, no Amapá

Durante o evento, empreendedores puderam expandir seus negócios e firmar novas parcerias.

Por Jamylle Nogueira
04/12/2023 12h39

Entre as oportunidades geradas, estão a comercialização de itens como alimentos, bebidas e artesanato

Ao longo de quatro dias, a 30ª Agropesc movimentou a economia do município de Amapá, com oportunidades para o empreendedorismo, alcançando toda a Região dos Lagos, que é conhecida pelo grande potencial agropecuária e também engloba as cidades de Calçoene, Tartarugalzinho e Pracuúba, onde vivem, ao todo, 35 mil moradores. 

Entre as oportunidades geradas, estão a comercialização de itens como alimentos, bebidas e artesanato, resultando em renda para mais de 50 empreendedores selecionados pela Prefeitura de Amapá, como Nara Maciel, de 35 anos. 

Nara trabalha há 6 anos com a confecção de objetos e personagens feitos com massa de biscuit. Um dos artigos mais vendidos por ela foi a figura de Cabralzinho, ícone histórico do município.

“Essa é minha renda principal, com a qual mantenho quatro filhos. E hoje estou feliz com os ótimos resultados que tive hoje, pois também recebi muitas encomendas e fechei novas parcerias”, relatou Nara.

Já Luciane dos Santos, de 50 anos, levou para a feira produtos como carnes na chapa, batata frita, cachorro quente e comidas típicas.

“Trabalho há 30 anos com a venda desses alimentos, e fico muito feliz com o retorno dessas grandes feiras, pois aqui temos grandes oportunidades e estou tendo um retorno muito bom. Espero que todos os anos esses eventos sejam promovidos”, declarou Luciane.

Selo Amapá

A feira também contou com a participação de vendas de produtos com selo Amapá, uma certificação concedida pelo Governo do Estado para empreendimentos que utilizam matéria-prima originalmente amapaense. 

A marca de farinha “Vovó Iaiá” foi a sensação do momento, com novidades que chamaram a atenção do público, como farinha de tapioca com sabores de cupuaçu e coco. O empreendimento também apresentou os itens na Expofeira, que aconteceu em setembro, na capital. 

“Estamos há 4 meses no mercado e tanto a Expofeira como a Agropesc nos ajudaram a expandir nossos negócios e, agora, estamos conseguindo fechar muitas parcerias de um produto 100% amapaense”, relatou o supervisor comercial da Vovó Iaiá, Paulo Rodrigues.

O vigilante, Fábio Amoras, de 43 anos, revelou que nunca tinha experimentado a tapioca saborizada.

“Aproveitei logo para levar uma de cada tipo. Adorei a novidade, estou aproveitando todos os dias de feira. Nossa população estava ansiosa pelo retorno da Agropesc”, declarou Fábio.

A Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete) acompanha as ações, com a aplicação da pesquisa de faturamento, organização dos espaços de venda, apoio logístico e cessão de barracas.

“A Agropesc é um evento grandioso, que gera oportunidades de emprego e movimenta a economia da região. Estamos felizes com os resultados”, pontuou o secretário do Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!