Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado debate sobre futuro da exploração sustentável de petróleo e gás no Amapá

'Prepara Amapá' promovido pela Assembleia Legislativa reuniu representantes da Petrobras e autoridades, em Macapá.

Por Worchiely Costa
05/12/2023 20h31

Representantes de empresas e estados produtores também participaram do encontro na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap)

O governador em exercício, Teles Júnior, participou nesta terça-feira, 5, do Seminário “Prepara Amapá”. O evento, promovido pela Assembleia Legislativa, em Macapá, aborda as oportunidades que serão geradas por meio da exploração sustentável de petróleo e gás na Margem Equatorial do estado.

"É muito provável que nós tenhamos aqui na nossa costa, uma forte indústria petrolífera instalada. A gente tem que preparar o nosso comércio, indústria e mão de obra para essa nova realidade. A ideia é criar um movimento capaz de despertar o interesse dos empreendedores, dos trabalhadores locais, para conhecer esse setor, se aperfeiçoar, se qualificar, para que no momento que atividade for implantada, o trabalhador, o acadêmico, possa participar desse processo de desenvolvimento e de geração de oportunidades", destacou Teles Júnior.

Além dos poderes executivo e legislativo do estado, o encontro reuniu representantes da Petrobrás; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Amapá, Rio de Janeiro e Bahia; Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP); Universidade do Instituto Brasileiro do Petróleo (UNIBP); Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan); prefeituras de Macaé e Rio das Ostras (Rio de Janeiro) e Empresa de Estudos Energéticos (EPE).

A expectativa é que o Amapá possa se preparar para a formação de profissionais qualificados e fornecimento de produtos e serviços. Além de qualificar a infraestrutura das cidades para recepcionar o processo de desenvolvimento que é a cadeia do petróleo e gás.

Entre os painéis apresentados durante o seminário estavam: O Petróleo e Gás na Costa Equatorial do Amapá; Infraestrutura e Modelos de Negócios; Perfil do Trabalho nas Atividades de Petróleo e Gás e na Formação de Pessoas e as Potencialidades e Oportunidades do Petróleo no Amapá, que trataram de projetos estaduais, municipais e privados aplicados em outros estados.

"Essa é uma pauta muito importante, pois trata do desenvolvimento do nosso estado e vai colocar o Amapá em destaque trazendo oportunidades aos amapaenses. Através desse seminário, com muitas autoridades acadêmicas, pessoas que têm essa representatividade no setor, esperamos garantir um alto grau de conhecimento nesse segmento que é tão importante para nosso estado", pontuou a presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), deputada Alliny Serrão.

O evento foi proposto e coordenado pelo deputado estadual Delegado Inácio. “Nesta atividade queremos evidenciar a cadeia produtiva para apresentar à sociedade todas as oportunidades de negócios e desenvolvimento neste período que antecede os estudos e posterior exploração”, disse o deputado.

Nova fronteira

Buscando desenvolver novas fronteiras petrolíferas, a Petrobras utiliza modernas tecnologias e soluções inovadoras para viabilizar a exploração dessas áreas, contribuindo para fortalecer a indústria nacional, a segurança energética e o crescimento econômico do país.

A nova fronteira que ganha destaque nacional está na região conhecida como “Amapá Águas Profundas”, no litoral Norte do país, junto à fronteira com a Guiana Francesa, considerada promissora pela similaridade geológica com as bacias sedimentares das Guianas e do Suriname, onde outras empresas anunciaram recentes descobertas importantes de petróleo e gás, sendo que as reservas na Guiana já estão em produção comercial.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!