Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Me sinto valorizada', diz educadora que está entre os 4 mil atendidos pelo Centro de Valorização da Educação em 2023

Marcileide Guerreiro, 51 anos, garantiu os serviços de saúde oferecidos pelo Governo do Estado para alunos e servidores.

Por André Silva
13/12/2023 10h13

Pedagoga recebeu atendimento especializado e diz estar pronta para voltar ao trabalho

A professora e pedagoga, Marcileide Guerreiro, de 51 anos, enfrentou depressão e síndrome do pânico, mas o acompanhamento especializado do Centro de Valorização da Educação (Cveduc), órgão ligado à Secretaria de Estado da Educação (Seed), ajudou a enfrentar as dificuldades. Os atendimentos psicológicos estão entre os mais buscados em 2023.

Os serviços de saúde, tanto física como mental, são ofertados pelo Governo do Amapá para os servidores da educação e alunos da rede estadual de ensino. Marcileide, que é educadora, há 23 anos, foi uma das pessoas que receberam atenção e acolhimento disponibilizados pelo Centro.

“Por conta da pressão acabei enfrentando problemas diversos. Uma amiga de trabalho que viu minha situação chamou minha atenção, tentando ajudar, mas eu não dei ouvidos, mas depois que enfrentei uma crise de ansiedade no trabalho, resolvi buscar ajuda; fui encaminhada para a Unidade de Controle, Lotação e Movimentação da Seed, onde fui orientada pelo chefe da unidade a época a procurar o Cveduc”, conta a servidora.

Segundo Marcileide, durante a sua jornada de vida a servidora passou por muitas situações psicológicas difíceis tanto em casa como no ambiente de trabalho. Toda a pressão, segundo ela, ficou represada e para aliviar, buscou válvulas de escapes que contribuíram para o adoecimento mental. A professora conta que não conhecia o trabalho da unidade, mas se surpreendeu com o espaço de acolhimento e apoio que encontrou.

“Até então eu achava que lá era um lugar voltado para pessoas que iam se aposentar. Até que eu decidi ir lá e percebi que era um local de acolhimento. Fizeram minha ficha de atendimento, me conduziram para fazer algumas avaliações e aí eu passei a ser atendida pelos psicólogos”, relatou.

Durante o ano de 2023, o Cveduc atendeu mais de 4 mil pessoas com atendimento de psicologia. Entre os outros serviços ofertados, este foi o mais acessado pelos servidores e alunos ficando à frente de educação física, com 919 atendimentos, serviço social com 649, fisioterapia 518, fonoaudiologia com 408 e nutricionista com 341. Além destes serviços o Centro ainda realizou 200 atendimentos itinerantes de psicologia e serviço social nas escolas, e a equipe de atividades preventivas realizou 910 ações. 

“Hoje eu me sinto valorizada e capaz. Me sinto profissional e quero voltar ao trabalho. Antes eu não conseguia sair de casa, apenas para as consultas. Hoje eu consigo! Essas pessoas que estão aqui deixaram o atendimento mais humanizado e isso é muito bom e importante para todos que procuram ajuda”, destaca a pedagoga Marcileide, que após um período afastada, se diz pronta para voltar ao trabalho com o sentimento de gratidão.

A secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Seed, Simone Guedes, enfatizou que o serviço é ofertado com o propósito de melhorar a vida das pessoas que compõem a educação no Estado. “É muito bom saber que estamos ajudando aqueles que são os maiores patrimônios da educação do estado, os profissionais e alunos”, explica.

Acolhimento 

O acolhimento tanto para os servidores da educação quanto para alunos, acontece com assistentes sociais que posteriormente os encaminha para o serviço específico.  

Para ser atendido o professor precisa apresentar RG, CPF, comprovante de residência e rendimento. Já o aluno: comprovante de residência, RG, CPF e se menor deve ir acompanhado do responsável. 

O atendimento acontece das 8h às 12h e das 14h às 18h na Av. Profa. Cora de Carvalho, 2012, bairro Santa Rita, Macapá.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!