Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Projeto 'Caminhe Conosco' incentiva servidores da Educação a praticarem atividades físicas

Iniciativa é oferecida pelo Centro de Valorização da Educação do Amapá.

Por André Silva
14/12/2023 10h14

Projeto reuni servidores públicos da educação na ativa e aposentados

O Centro de Valorização da Educação mantém o projeto "Caminhe Conosco", voltado para a saúde e bem-estar dos servidores que atuam na rede pública estadual de ensino. A iniciativa oferece uma variedade de atividades físicas adaptadas a diferentes perfis e níveis de condicionamento dos profissionais. 

A diversidade de opções busca não apenas atender às preferências individuais, mas também promover a participação de um número maior de servidores, reforçando o senso de comunidade e pertencimento. Servidores aposentados também podem participar.

No início dos trabalhos, em 2018, a única prática esportiva oferecida era a caminhada e alongamento, mas, com o passar dos anos, foram incluídos exercícios de força, coordenação motora e agilidade. Os alunos são posicionados em um circuito de exercícios e são orientados por três profissionais de educação física, entre eles, o educador Edson Canuto Júnior. 

"A gente sempre tem colhido e feito os  relatórios com depoimentos dos participantes. Todos  são unânimes em falar dos benefícios que o projeto ajudou a proporcionar, desde da melhoria nos distúrbios de sono, ao controle da pressão arterial e da diabetes", testemunhou Canuti. 

A professora aposentada Nilda Costa Ribeiro, de 54 anos, faz parte do grupo. Ela está no projeto desde 2019 e conta que conheceu a iniciativa por meio das redes sociais e que procurou o serviço apenas para se exercitar, com foco no fortalecimento dos ossos e das articulações.

"Eu não tenho um problema sério de saúde, vim pela prevenção. Então, eu melhorei muito. Percebo redução nas medidas, força, disposição, muita coisa melhorou. Eu super indico. Eu faço propaganda do projeto lá para os professores, mas, assim, é questão de hábito mesmo, é questão de você decidir pela sua saúde", relatou a professora. 

Para ingressar no projeto, os servidores precisam ser encaminhados pelo serviço especializado do Centro, que é vinculado  à Secretaria de Estado da Educação (Seed). 

O projeto acontece na Praça Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Santa Rita, em Macapá. As atividades são realizadas às segundas, quartas e sextas, de 8h às 9h e às terças e quintas, de 16h30 às 17h30.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!