Estudantes de Mazagão Velho celebram diversidade cultural do Amapá com desfiles e apresentações artísticas
Programação também contou com exposição de trabalhos escolares e venda de produtos confeccionados pelos próprios estudantes.
A programação encerrou com o concurso para escolher “A mais bela negra e negro” da escola, celebrando a identidade afrodescendente
Os 279 alunos da Escola Estadual Antônia Santos, em Mazagão Velho, participaram de uma 'Feira do Conhecimento' nesta sexta-feira, 15. A atividade contou com gincanas, desfiles e apresentações artísticas, promovendo valores como a igualdade e o respeito. O evento marcou o encerramento de um ano de preparativos e recebeu amplo apoio da comunidade escolar.
Com rodas de marabaixo, danças, canções, peças teatrais e gritos de guerra, os estudantes animaram o público, que enalteceu as apresentações culturais. A programação também contou com a exibição de trabalhos escolares e venda de produtos confeccionados pelos próprios estudantes.
A diretora da escola, Aline Rafaela, conta que a programação incentiva os alunos a se conscientizarem em relação aos direitos humanos e promover a inclusão.
“Abrangemos o assunto de várias formas, da exposição de trabalhos a apresentações artísticas. Através da arte, valorizamos o potencial de cada aluno aqui e envolvemos toda a comunidade na programação. Fazemos questão de incluir a comunidade escolar nesse momento, para que o máximo de pessoas possam assistir às mensagens”, explicou a diretora.
A aluna Juliane Costa, de 16 anos, comenta que a programação foi uma oportunidade de ampliar o conhecimento.
“Trabalhamos esses temas em sala há bastante tempo. Sou da equipe azul, e fizemos tapetes de crochê para vender na barraca. Achei ótimo, aprendi bastante coisa. Os outros estandes também estão bem legais”, conta a estudante.A programação foi encerrada com um concurso para escolher “A mais bela negra e negro” da escola, em uma celebração da identidade afrodescendente. Dez estudantes desfilaram para a equipe de jurados, como a aluna Samille Thiaga, de 16 anos, que venceu o prêmio principal.
“Me preparei há um mês. Tive obstáculos para conseguir completar a coreografia e figurino, mas entreguei o meu melhor. Na apresentação, falo sobre a luta por direitos das mulheres negras. Todas as meninas aqui são muito bonitas e talentosas, e é um orgulho participar desse concurso”, finaliza Samille.
A Feira do Conhecimento é um evento anual da Escola Estadual Antônia Santos. A programação é preparada em sala de aula ao longo do ano, e envolve todos os estudantes da escola, desde as turmas de ensino fundamental ao médio.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!