Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Alunos da Escola Estadual Tiradentes produzem livro e documentário sobre direito das mulheres

Orientados pelos professores, os estudantes aprofundaram na lei Maria da Penha para desenvolver o trabalho.

Por André Silva
07/12/2023 09h00

Lançamento do material produzido teve tarde de autógrafo com a participação de pais e comunidade escolar

Os corredores da Escola Estadual de Tempo Integral Tiradentes, em Macapá, ecoaram conhecimento ao longo de 2023, graças ao inspirador Clube de Leitura e o seu Projeto "Leitura para a Cidadania". Neste ano, os estudantes mergulharam nas páginas da história de luta por direitos das mulheres, no Brasil e no mundo, aprofundando na lei Maria da Penha.

O resultado desse engajamento foi a produção de um documentário e o lançamento de uma coletânea, ambos intitulados: "Entre Muros e Leis - a percepção de estudantes da ETI Tiradentes sobre violência de gênero e Lei Maria da Penha".

“Com a temática escolhida , iniciamos os estudos com material audiovisual, sobre a luta das mulheres no Brasil, com metodologia lúdicas e após os estudantes escolherem a Lei Maria da Penha, passamos a estudá-la conhecendo a história da mulher que denomina a Lei”, explicou a professora Kátia Cardoso, coordenadora do projeto.

A aluna do terceiro ano, Jasmine Pastana, de 19 anos, disse que a produção do material aumentou sua percepção sobre a lei e os direitos na defesa das mulheres, antes entendida de forma muito rasa.

“Aprendemos que a Lei tem uma história, que ele protege as mulheres de várias tipos de violência, não só física, e conseguimos discernir quando existe a presença de uma violência na nossa casa ou até mesmo na escola”, ressaltou a aluna 

Já para o aluno, Kailo Pietro Gomes, 71 anos, também do terceiro ano, a produção do documentário trouxe muitas experiências, sobretudo na questão científica de como produzir uma pesquisa e um documentário. Ele participa do Clube de Leitura desde o início do ano.

“Aprendemos sobre a composição de tela, com o professor Patrick que é professor de artes, que nos guiou nesse processo, para que o documentário tivesse uma boa qualidade e o resultado foi esse”, ressaltou o aluno.


Assista o documentário na íntegra: CLIQUE AQUI

O ato que marcou o fechamento do projeto, incentivado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), ocorreu nesta quarta-feira, 6, na Sala de Leituras da Escola Tiradentes. Estudantes, pais e responsáveis foram convidados especiais, recebendo das mãos dos jovens autores exemplares da obra literária que expressa não apenas conhecimento, mas também a voz consciente e comprometida da juventude.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!