Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Primeira noite de Cantata Natalina das escolas estaduais reúne mais de 1,5 mil estudantes, em Macapá

Alunos apresentaram músicas clássicas e performances de teatro e de dança, em frente à Casa do Artesão.

Por André Silva
21/12/2023 00h25

Coral foi formado por vozes de crianças de escolas públicas da rede estadual de ensino

A primeira noite da Cantata Natalina das escolas estaduais, na quarta-feira, 20, reuniu mais de 1,5 mil estudantes de 9 a 15 anos em apresentações de música, dança e teatro, em Macapá. O evento é promovido pelo Governo do Estado para fortalecer o espírito natalino entre as famílias amapaenses.

O palco do espetáculo foi montado em frente à Casa do Artesão, transformando o local em um cenário mágico repleto de luzes e melodias festivas. Para o governador, Clécio Luís, momentos como este fortalecem os laços entre a comunidade escolar.

“É um dia que jamais será esquecido pelos alunos. Momentos como esse ajudam a transformar a escola num lugar mágico. É um ato pedagógico que aproxima a criança e a família da escola. Fizemos isso por vários anos à frente da Prefeitura e agora trouxemos para o Governo, porque entendemos a importância de integrar a comunidade", pontuou Clécio Luís.

Foi um momento inesquecível para alunos como Henrique Fernandes, de 14 anos. Junto com colegas da Escola Estadual Maria Merian, o adolescente apresentou uma encenação sobre o nascimento de Jesus.

"Eu achei muito bacana participar. A gente teve pouco tempo, mas foi muito legal. Eu quero participar de novo no próximo ano", contou o menino.

Embalados pelo tema "Em uma noite de Natal", os corais, compostos por talentosas vozes de crianças de 37 escolas públicas, deram vida a um repertório repleto de canções natalinas tradicionais e versões de músicas populares brasileiras.

As coreografias foram apresentadas por alunos do 5º ao 9º ano. Um segundo coral, composto pelos centros profissionalizantes Walkiria Lima e Bi Trindade, também fez parte da programação.

A Cantata faz parte do calendário de eventos educacionais da rede pública estadual. Além de proporcionar momentos de emoção, ressalta a importância de trabalhar a arte na sala de aula, com destaque para o talento e dedicação dos pequenos, como enfatizou a secretária Sandra Casimiro.

"É importante proporcionar esses momentos, colocando as crianças como protagonistas da festa. Ver as famílias aqui reunidas, juntas dos seus filhos, só mostra que estamos no caminho certo de uma educação mais participativa e inclusiva", pontuou Sandra.

Nesta quinta-feira, 21, é a vez do município de Santana receber a Cantata Natalina, com a apresentação 300 crianças de 15 escolas. Os pequenos vão dividir as apresentações com o coral dos centros técnicos Walkiria Lima e Bi Trindade, na Praça do Fórum, a partir das 19h.

Investimentos

A Cantata Natalina das escolas estaduais marca o encerramento do ano letivo de 2023 e celebra todas as conquistas dos profissionais da educação e estudantes. O Governo do Amapá investiu mais de R$ 580 mil na realização do evento, para custear o transporte, alimentação, água e figurino dos alunos envolvidos.

O valor também foi empregado na construção da infraestrutura da Cantata, que contou com duas arquibancadas, telões, banda ao vivo, um palco para as apresentações, entre outras estruturas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!