Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Retrospectiva 2023: desde janeiro, Governo do Estado investiu R$ 1,5 bilhão na educação amapaense

Investimentos foram para reforma de escolas e compra de equipamentos e livros.

Por Cássia Lima
29/12/2023 11h40

Investimentos do Governo do Amapá garantiram avanços na educação

Em 2023, o Governo do Amapá investiu R$ 1,5 bilhão na educação. Os recursos foram destinados para revitalização de escolas, aquisição de equipamentos e livros, pagamento de servidores, qualificação profissional e projetos para o desenvolvimento estudantil.

Desde janeiro o Governo do Estado entregou para a população os prédios revitalizados das escolas estaduais Maria Merian dos Santos Cordeiro Fernandes, em Macapá; José Ribamar Teixeira, em Porto Grande; Leide dos Santos, em Oiapoque; Indígena Aramirã, em Pedra Branca do Amapari; Fonte Nova e Izanete Victor, ambas em Santana. 

Ao mesmo tempo, estão em andamento obras para melhorias estruturais em dez escolas estaduais nos municípios de Macapá, Pedra Branca do Amapari, Cutias do Araguari, Itaubal, Laranjal do Jari e Oiapoque. Os recursos são do Tesouro Estadual e do o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

"Todos os dias avançamos para uma educação de maior qualidade, com estrutura adequada e melhores condições para os alunos e servidores", destacou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.

Mais servidores

Em novembro de 2023, o governador, Clécio Luís, convocou mais 616 candidatos do cadastro reserva do concurso da Educação, sendo 556 professores, 15 pedagogos e 45 cuidadores. Agora, os convocados passam pela etapa documental e têm previsão de iniciar as atividades em 2024.

Mais equipamentos e livros

Ao todo, 29 escolas estaduais de 15 municípios foram equipadas com aparelhos como novas centrais de ar, armários, refrigeradores, fornos elétricos, estantes, mesas, filtros de linha, estabilizadores e microfones.

O Governo do Estado também garantiu a aquisição de 369 mil livros para o ano letivo de 2024, beneficiando mais de 50 mil alunos da educação infantil e fundamental, com conteúdo voltado para a alfabetização. Os volumes serão entregues para escolas estaduais e municipais de todo o estado.

Mais qualificação 

O Governo do Amapá também investe na qualificação dos servidores, uma iniciativa que traz reflexos no ensino ofertado aos alunos. As capacitações são realizadas pelo Centro de Valorização da Educação, pelo programa Criança Alfabetizada, e também por ciclos formativos para gestores e professores, além de ações formativas do Núcleo de Educação Básica e do Ensino Médio da Seed. 

Protagonismo estudantil e valorização profissional

O protagonismo e a valorização dos profissionais estiveram presentes em programações como o desfile cívico de 13 de setembro, Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá, 1ª Congresso Amapaense de Autismo, Central do Enem e Repactuação do Regime Colabora Amapá e Criança Alfabetizada com os 16 municípios.

O Governo do Estado também garantiu a formação de professores indígenas no Parque do Tumucumaque, por meio do programa Turé, e realizou Festival de Bandas e Fanfarras, ações formativas nos municípios, apresentação do novo projeto da Escola Bosque, jogos escolares e a realização da cantata natalina das escolas estaduais.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!