Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Mais de 100 estudantes se formam em escola de gestão compartilhada na Zona Norte de Macapá

Governo do Estado organizou colação de grau das turmas do ensino médio e fundamental da E.E. Risalva Freitas do Amaral.

Por Fabiana Figueiredo
09/01/2024 04h22

Alunos do ensino fundamental e ensino médio colaram grau em cerimônia emocionante

O encerramento dos ciclos da vida escolar emociona e inspira na realização de novas metas. Assim foi para mais de 100 estudantes que concluíram, na segunda-feira, 8, o ensino fundamental II e o ensino médio na Escola Estadual Professora Risalva Freitas do Amaral, na Zona Norte de Macapá. A instituição é de gestão compartilhada entre a Secretaria de Educação (Seed) e o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá.

Regada de orgulho, lágrimas e gratidão, a solenidade militar de colação de grau evidenciou a qualidade do ensino nesse modelo de gestão. São unidades que mudam para melhor as perspectivas de vida de estudantes como o Bruno Allan Santos, de 18 anos. Ele teve o segundo melhor desempenho intelectual e disciplinar das turmas de 3º ano do ensino médio.

"Estou me sentindo honrado de estar concluindo, fechando esse ciclo, porque para mim foi uma surpresa conseguir chegar onde eu cheguei. A disciplina foi um fator chave. Foi algo que a escola estimulou em nós, proporcionando um melhor estudo, foco, e eu agradeço muito a escola por isso. Eles cobram muito, porque é um ensino de qualidade", afirmou o aluno.

Em nome dos colegas, a oradora Thammy Mikaelly dos Santos destacou a dedicação dos estudantes que se despedem agora do "Terceirão da Risalva".

"Até agora, na vida escolar, éramos indivíduos em formação, e hoje, assim que sairmos daqui, teremos nos transformado em indivíduos em ação. Parabéns, formandos, por alcançar esse marco tão importante. O futuro está em nossas mãos", discursou a aluna.

Fortalecimento da educação

Uma das prioridades da gestão, a educação teve significativos avanços ao longo de 2023. Em um ano, o Governo do Estado investiu R$ 1,5 bilhão para a reforma de escolas e compra de equipamentos e livros, pagamento de servidores, qualificação profissional e desenvolvimento de projetos, proporcionando lugares mais dignos para o processo de ensino-aprendizagem.

Conforme o governador em exercício, Teles Júnior, são investimentos voltados para o fortalecimento da educação como um todo, seja nas escolas de gestão compartilhada com instituições da Segurança Pública, ou também nas de ensino regular.

"Nós acreditamos e vamos trabalhar para ampliar e fortalecer o ensino de gestão compartilhada. Essas escolas têm um diferencial para os nossos alunos, porque fortalece a disciplina. Temos também outras iniciativas diferenciadas, como o ensino técnico e ensino em tempo integral. Uma das metas do Governo do Amapá é olhar para todas elas, ampliando a qualidade do ensino em todas as escolas da rede estadual", ressaltou o governador.

A gestão compartilhada funciona na Escola Estadual Risalva do Amaral desde 2017, implantada logo no terceiro ano de fundação da instituição, localizada no bairro Pantanal. O modelo de ensino propõe ações pedagógicas militares, que abordam assuntos relacionados à ética e cidadania, além das matérias da base comum.

Homenagens

Além dos três estudantes destaques com as melhores notas do ano, também houve homenagens aos professores; ao comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Veríssimo como patrono do 9º ano; aos paraninfos e à patronesse das turmas de 3º ano, a deputada federal, professora Maria Goreth de Sousa.

"Uma de nossas missões é orientar os alunos a aprenderem conceitos, propriedades e regras úteis para as suas vidas e, assim, evoluírem como pessoas em sociedade. Chega ao fim uma fase de muito empenho e dedicação. Espero que sejam persistentes e que tenham sabedoria para enfrentar os próximos desafios", declarou a professora Regiane Silva, uma das profissionais honradas.

Wagner Fraga viu a filha se formar no 9º ano do ensino fundamental na segunda-feira. Representando os pais e responsáveis, ele ressaltou a gratidão pelas oportunidades criadas aos estudantes.

"Somos gratos à escola que, desde sua implantação como gestão compartilhada, mudou a realidade de nossa comunidade e vem transformando a vida dos educandos. O Terceirão hoje se despede com certeza que ainda nos dará frutos aqui plantados, uns ingressando em universidades ou até mesmo no seu primeiro emprego. Tudo isso devemos ao compromisso, respeito, dedicação e ao ensino de qualidade. É por aqui que podemos melhorar o mundo", disse.

A escola conta com mais de 800 alunos matriculados nos ensino fundamental II e médio, e, além do bairro Pantanal, onde fica o prédio, a unidade de ensino atende moradores dos bairros Renascer, São Lázaro e outros da Zona Norte de Macapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!