Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Irmãs gêmeas aprovadas no concurso da Educação do Governo do Amapá celebram nomeação

Pedagogas Luciana e Juliana Fernandes, de 26 anos, enfrentaram diversos desafios até chegar ao serviço público.

Por Rafaela Bittencourt
12/01/2024 20h07

As irmãs irão trabalhar como pedagogas em Pracuúba

O último ano foi de desafios pessoais e de muita preparação para as irmãs gêmeas Luciana e Juliana Fernandes, de 26 anos. A dupla está entre os 545 aprovados no concurso público da Educação, realizado pelo Governo do Amapá. A cerimônia de nomeação ocorreu nesta sexta-feira, 12. Os novos servidores vão reforçar o ano letivo de 2024. 

Animadas para exercerem a função de pedagogas no município de Pracuúba, distante 256 quilômetros de Macapá, elas contam que antes de chegar a esse momento, enfrentaram desafios na família, nos estudos e emocionais. O mais difícil deles foi ver o pai adoecer, o que afetou a rotina de estudos preparada por elas. Conciliar as idas ao hospital e a concentração no certame não foi fácil.

"Nosso pai adoeceu no início de 2023 e metade do ano ficamos alternando entre o hospital, faculdade e a preparação para o concurso. Como estávamos apenas com um estágio onde recebíamos cerca de R$ 500, enfrentamos dificuldades com transporte e precisamos buscar alguns trabalhos extras para complementar a renda, geralmente os estudos ficavam para o tempo livre. Chegamos a ficar desanimadas achando que não seria dessa vez", lembra, emocionada, Luciana Fernandes.

Segundo as irmãs, além da doença do pai, após serem aprovadas no concurso, ainda precisavam concluir o ensino superior. Elas estavam com um semestre inteiro pela frente produzindo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As duas se formaram em 2023, pela Universidade Federal do Amapá (Unifap).

"Foi uma correria, tivemos que pedir ajuda para o nosso colegiado, porque o cronograma do concurso não ia aguardar o final do semestre. Então ali pelo meio do ano a gente começou a passar o dia inteiro na Unifap fazendo várias matérias ao mesmo tempo e mais o TCC. A gente contou muito com o apoio da nossa mãe, amigos e professores nesse momento e a sorte do nosso pai ter voltado para casa", contou Juliana Fernandes.

A recuperação do pai ao retornar para a casa da família, foi uma motivação a mais para as jovens, que continuaram dividindo o tempo entre estudos, estágio e os cuidados com ele.

"Nosso pai sempre nos incentivou, foi muito difícil, porque ele ficou internado na UTI, teve piora, melhora, foram muitas idas e voltas. Pensamos até mesmo em desistir de tudo porque, sinceramente, achamos que não daria certo. Mas deu e hoje estamos realizando um sonho que é nosso e da nossa família”, comemora Juliana.

O pai não pôde participar da cerimônia, mas as duas puderam celebrar acompanhadas da mãe e da sobrinha. A emoção tomou conta da família que, agora, está vivendo os bons momentos de um ano de muita luta.

"Agora queremos ficar juntas em Pracuúba, ajudando nossa família com o que pudermos. Definitivamente vai ser um ano bem melhor do que o anterior e com menos sufoco, estamos ansiosas para começar a trabalhar”, conta Luciana animada.

Reforço no serviço público

Em menos de um ano, o Governo do Amapá deu andamento a nove concursos públicos nas áreas de educação, segurança e gestão. As convocações demonstram o compromisso da gestão em efetivar novos profissionais, de acordo com a necessidade da administração pública.

Mais de 600 candidatos ainda seguem na etapa documental do concurso. Após a aprovação, estes também estarão aptos a nomeação, prevista também para o primeiro semestre de 2024. 

No total, o Governo do Amapá vai nomear mais de 1 mil novos servidores antes do primeiro ano de homologação do certame, uma vez que este concurso terá validade inicial até 14 de julho de 2025, podendo ser prorrogado até 14 de julho de 2027.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!