Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Nosso objetivo é deixar a escola mais inclusiva', diz professora da educação especial nomeada pelo Governo do Amapá

Daniela Tomás sempre quis ser professora e se dedicou durante meses nos estudos para buscar a aprovação no concurso da Educação.

Por Weverton Façanha
12/01/2024 22h41

Primeira colocada do concurso público nesta área, Daniela Tomás se emocionou ao falar da própria trajetória

Nesta sexta-feira, 12, em uma cerimônia repleta de simbolismo e emoção, o Governo do Amapá nomeou 545 novos servidores efetivos da Educação. Desses, 33 são professores do ensino especial. Eles entram com a missão de fortalecer o atendimento de alunos com necessidades especiais no ano letivo de 2024.

Primeira colocada do concurso público nesta área, Daniela Tomás se emocionou ao falar da própria trajetória, dos sacrifícios que precisou fazer para alcançar o objetivo da carreira e o que o resultado representa neste momento.

"Foi muita dedicação e força de vontade, muitas madrugadas de estudo, cansaço, e finais de semana ausente da família para chegar até aqui, mas sabemos que agora tudo vale a pena", destacou Daniela.

Agora, como professora efetiva do Estado, ela conta que a responsabilidade de iniciar na missão de ensinar crianças e adolescentes especiais é também um orgulho.

"É uma responsabilidade muito grande, pois, a área tem muitas especificidades e o nosso objetivo é auxiliar em atividades para deixar uma escola mais inclusiva, com educação de fato para todos", completou a docente.

Outro exemplo de dedicação e perseverança na área da educação especial foi da professora Thalia da Silva, que atuará na região rural de Macapá.

"Quando fui fazer a prova do concurso estava doente, mas fui assim mesmo e consegui aprovação. Agora é dedicar na sala de aula para formar estudantes com necessidades especiais", disse Thalia.

A Educação Especial é ofertada preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. A posse dos servidores está marcada para os dias 22 a 25 de janeiro, quando eles vão conhecer os novos ambientes de trabalho. 

O concurso ocorreu em 2022 e ofertou 1.182 cargos para chamamento imediato e 3.820 vagas para cadastro reserva. O mesmo foi homologado em julho de 2023 e, após os esforços da Secretarias de Estado da Administração (Sead) e da Educação (Seed), estes primeiros candidatos estão à disposição da sociedade.

O ato solene foi acompanhado ainda pela deputada federal, Goreth Silva; os deputados estaduais, Jory Oeiras e Diogo Sênior; o vereador de Macapá, Claudiomar Rosa; o promotor de Justiça, Iaci Pelaes, e Josiel Alcolumbre representando o senador Davi Alcolumbre, além do professor Manoel Batista, o patrono da Educação em 2024.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!