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Jovem Protagonista: estudantes das escolas estaduais do Amapá são treinados para acolher novos alunos

A formação contou com 88 participantes de escolas de tempo integral de 15 municípios.

Por André Silva
25/01/2024 16h00

O programa Jovem Protagonista incentiva o estudante a planejar o futuro e se integrar mais a escola

Mais de 80 estudantes de 29 escolas estaduais de tempo integral de 15 municípios amapaenses estão recebendo treinamento para realizarem o acolhimento dos novos alunos para o ano letivo de 2024. A formação, promovida pelo Governo do Estado, foi conduzida pelo programa "Jovem Protagonista", formado por egressos do ensino médio.

Em dois dias de capacitação, que encerrou nesta quinta-feira, 25, no auditório da Escola Estadual Tiradentes, em Macapá, 88 estudantes foram orientados sobre como receber a comunidade escolar nas unidades de ensino, tornando-se multiplicadores.

O acolhimento é uma prática educativa pertencente ao currículo da escola de tempo integral, essencial para que os novos alunos se sintam bem recepcionados e compreendam o modelo de ensino. O momento estimula, desde o primeiro dia de aula, a pensar nos próprios sonhos, traçar metas e estratégias para alcançá-los.

Os jovens protagonistas acolhedores se beneficiam da experiência para compartilhar vivências escolares, discutir o modelo de ensino e desenvolver dinâmicas para receber os novos estudantes.

Uma das formadoras dos multiplicadores é a Larissa Ferreira Pontes, de 17 anos. Ela é egressa da Escola Estadual Tiradentes. Enquanto aguarda o resultado do Processo Seletivo da Universidade Federal do Amapá (Unifap), onde tenta uma vaga no curso de direito, ela ajuda a recepcionar alunos.   

"Já passei por essa mesma formação e agora estou como formadora. Isso é muito gratificante porque eu sou uma entusiasta desde muito cedo, em estar presente no protagonismo da escola. É muito bom, realmente, poder inspirar cada vez mais outras pessoas a participarem desse processo", disse a jovem.

O aluno do 2º ano, Andrei Pereira Barreto, de 16 anos, da Escola Estadual Juvenal Guimarães Teixeira, localizada no município de Calçoene, contou que em 2023 foi o primeiro ano que passou pela formação. Ele é representante de turma e multiplicador do Jovem Protagonista na cidade onde mora. 

"É uma experiência ótima. Aprendi bastante no ano passado e acredito que esse ano não será diferente. Vamos conhecer novas dinâmicas e novas estratégias de acolhimento", contou Barreto. 

Formação

A programação da formação do Jovem Protagonista início na segunda-feira, 22, para os gestores das escolas de tempo integral dos 16 municípios. Na quarta-feira, 24, e nesta quinta, 25, foi a vez dos alunos participarem. Cada instituição receber aoá ao final da formação, um notebook. Os equipamentos foram adquiridos com recurso federal. 

"A gente trabalha muito com o projeto de vida do estudante. Então é muito importante também que a gente possa fazer com que eles desenvolvam isso como um processo interno de entender a importância do protagonismo, para que eles cresçam tanto em aprendizado quanto na perspectiva do futuro deles”, afirmou Miriã Ferreira, gerente de Gestão da equipe de implantação das escolas de tempo integral da Seed.

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