'Cuidando do Cuidador' leva orientação sobre saúde mental para profissionais do Caps, em Macapá
Atividade incentivou o autocuidado dos trabalhadores e faz parte da campanha Janeiro a Janeiro.
A iniciativa é uma forma de valorizar os servidores que se dedicam à atenção psicossocial
Os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), em Macapá, tiveram um momento bem diferente do dia a dia da rotina de atendimentos na unidade. Na quarta-feira (24), eles deram uma pausa para participarem do "Cuidando do Cuidador", uma programação que chama a atenção para a própria saúde mental.
A atividade integra as ações da campanha "Janeiro a Janeiro", do Governo do Amapá, que reforça a atenção à saúde mental. A iniciativa é uma forma de valorizar estes servidores que se dedicam a acolher pessoas com problemas decorrentes do uso dessas substâncias, propondo ações de cuidado, prevenção, reabilitação, redução do estigma e reinserção social.
Durante a programação coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os profissionais participaram de momentos de integração, dinâmica e relaxamento, caminhos terapêuticos que ajudam a lidar com os problemas emocionais. Além disso, a equipe recebeu orientações nutricionais.
"Foi um momento de cuidado com o corpo e descanso. Uma forma de voltar nosso olhar a quem tanto se dedica à população. A saúde mental é um ativo valioso. Ao cuidar dela, você não apenas investe em si mesmo, mas também contribui para um futuro mais saudável", pontuou a secretária de Saúde do Amapá, Silvana Vedovelli.
De acordo com a psicóloga Adriana Carneiro, a intenção é que o projeto passe a integrar as ações fixas da Sesa e que ocorra periodicamente.
"Precisamos cuidar da gente, para poder dar conta de cuidar do outro, e assim humanizar o nosso local de trabalho. Esse primeiro momento foi pensado por nós do Caps, mas nada impede que venham outras ações de cuidado com o profissional pensado por outras pessoas. O importante é mantermos a chama ativa e ter esse olhar carinhoso com nós mesmos”, disse Adriana.
A diretora do Caps AD, Gleicy Sena, falou da necessidade e importância de promover momentos de troca entre os profissionais, como forma de aliviar as situações do dia a dia. O resultado também reflete na forma como a população é atendida.
"Reconhecemos a importância de proporcionar ferramentas e momentos que possam auxiliar os servidores a identificar e lidar com os desafios psicológicos que enfrentam diariamente, afinal todos estamos passivos disso. A gente cuida dos outros, mas também precisa voltar o olhar para si", comentou Gleicy.
Janeiro a Janeiro
Durante o mês de janeiro, a Secretaria de Saúde do Estado desenvolve a campanha "Janeiro a Janeiro", promovendo diversas ações com o intuito de reforçar e alertar para os cuidados, proteção e gestão da saúde mental e emocional da população amapaense.
No sábado, 27, será realizada uma caminhada, a partir das 16h, no Complexo do Araxá, na orla de Macapá, com percurso até o Parque do Forte, onde haverá um aulão de fitdance com os participantes. O trajeto será acompanhado por trio elétrico, bateria da escola de samba Piratas da Batucada e atrações musicais.
A campanha mobiliza a sociedade em favor da saúde mental, reforçando a importância da prevenção, cuidados com as doenças e a necessidade de cuidar das pessoas com algum tipo de transtorno mental.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!