Governo do Amapá garante vagas para alunos que tiveram a pré-matrícula indeferida em três escolas estaduais
A instabilidade do sistema impactou nas inscrições das escolas Alexandre Vaz Tavares, Antônio Messias e Nilton Balieiro.
Mais de 20 mil pessoas já se matricularam na rede estadual
Devido a instabilidade no sistema, que registrou cerca de 80 mil acessos simultâneos na última terça-feira, 23, alguns estudantes efetuaram a pré-matrícula em três escolas estaduais que já tinham esgotado o número de vagas disponíveis. Para evitar qualquer prejuízo, o Governo do Amapá vai garantir vagas aos alunos.
A Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares, no bairro Trem, em Macapá, foi a mais impactada, com 34 inscrições acima do número previsto. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) vai abrir uma turma extra em 2024, e todos os estudantes serão regularmente matriculados.
As outras duas unidades impactadas são as Escolas Estaduais Nilton Balieiro e Antônio Messias. Estas funcionam em gestão compartilhada entre Seed e Polícia Militar, e tiveram uma etapa de pré-matrícula própria, que criou um cadastro reserva de vagas. Devido a isso, os estudantes que se inscreveram nestas unidades serão realocados para as escolas mais próximas, dentro da rede estadual.
A secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seed, Antônia Andrade, ressalta que a gestão acompanha todo o processo diretamente com os responsáveis e estudantes impactados, e que a instabilidade no sistema de matrícula foi corrigida no mesmo dia.
"A transparência no processo de matrícula é uma de nossas prioridades. Os pais que desejam tirar outras dúvidas podem se dirigir às nossas escolas estaduais, ou vir à Seed, que está com uma equipe comprometida em atender todos os impasses desse momento tão importante para as famílias", pontuou a gestora.
Balanço de vagas
A pré-matrícula 2024 iniciou dia 8 de janeiro e segue até 2 de fevereiro, em quatro etapas. Mais de 20 mil estudantes já realizaram o processo nas turmas de ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os alunos estão aptos a ocuparem as vagas após a entrega dos documentos necessários. Ainda estão abertas cerca de 6 mil vagas na rede estadual, por meio do site escolapublica.ap.gov.br.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!