Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá promove curso de formação para novos servidores da Educação

Durante o encontro, os concursados irão conhecer as políticas educacionais e a estrutura da secretaria.

Por André Silva
27/01/2024 10h04

Capacitação acontece até 8 de fevereiro. As aulas ocorrerão no auditório da Escola de Tempo Integral Tiradentes, em Macapá

O Governo do Amapá deu início nesta sexta-feira, 26, ao curso de formação para os 545 novos servidores da Educação do estado. A primeira aula aconteceu no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Macapá. A capacitação segue até o dia 8 de fevereiro.

O curso com o tema: "Educação, ética e cidadania: sentido e significado do trabalho do servidor público na sociedade amapaense", é conduzida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). As aulas são direcionadas para os novos professores, pedagogos, cuidadores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRA), que ingressaram no serviço público do estado na última chamada.

O curso tem objetivo de apresentar aos novos servidores as ações e políticas públicas educacionais desenvolvidas pela Seed e o seu funcionamento. No primeiro dia, as palestras foram conduzidas pelas secretárias adjuntas, Antonia Andrade, de Políticas Educacionais; Francisca Antônia da Costa Oliveira, de Apoio a Gestão e Simone da Silva Guedes, da Gestão de Pessoas.

"Reunimos eles aqui hoje para dar essas informações preliminares, para que possam ir para a escola conhecendo a rede, entendendo o funcionamento e qual é o currículo dos ensinos, fundamental, do médio, da educação integral, profissional, contribuindo para que não tenham tanta dificuldade ao entrar no contexto escolar", justificou a secretária de Educação em exercício, Francisca Antônia da Costa.

A professora de geografia, Francineidi Valadares, de 43 anos, moradora do município de Ferreira Gomes, já dava aula por meio de contrato administrativo, mas o sonho era ser efetivada no cargo. Ela contou que para estudar teve que se dividir entre as funções de dona de casa e professora.

"É uma alegria que a gente não consegue explicar. É um momento único, memorável na verdade. Tudo que a gente está vivendo, desde quando saiu a aprovação e todas as etapas do concurso até chegar ao momento da gente de fato tomar posse da nossa bênção. É uma alegria que a gente não consegue explicar", contou emocionada a nova servidora.

Daniela Tomaz, de 43 anos, foi a primeira colocada no cargo de professor de educação especial. Ela conta que a inspiração para trabalhar com esse público surgiu durante o mestrado.

"Eu espero contribuir primeiro, pela luta contra o capacitismo, que é uma das bandeiras que nós atuamos na educação especial. E segundo, contribuir com o processo de inclusão, não só das crianças especiais, mas de todas as minorias dentro do processo educacional e dentro da sala de aula, para auxiliar o professor na construção de materiais, na elaboração de novas metodologias, para que esse aluno efetivamente tenha acesso ao conhecimento", garantiu a professora.

Programação

O curso de formação acontece até o dia 8 de fevereiro. As aulas ocorrerão no auditório da Escola de Tempo Integral Tiradentes a partir desta segunda-feira, 29, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Carga horária por curso 

  • Cuidador – 80h (Carga horária obrigatória) 
  • Professor da Educação Básica e Profissional – 32h 
  • Pedagogo – 32h 
  • Tradutor Intérprete de LIBRAS – Língua Portuguesa – 32h 

Histórico do Concurso 

O concurso para novos servidores da Secretaria de Educação do Amapá teve início em 2022, com o lançamento do edital no dia 5 de agosto. O certame teve, no total, 30.638 pessoas inscritas, distribuídas para os cargos de professor da educação básica e profissional, pedagogo, tradutor intérprete de libras e cuidador. Todas as vagas tiveram formação de cadastro reserva. 

De acordo com o edital, os profissionais serão alocados nas áreas urbanas e rurais dos 16 municípios que compõem o estado. Em julho de 2023, foi feita a primeira convocação de 607 candidatos aprovados para as vagas imediatas, para os cargos de professor da educação básica e profissional, pedagogo, tradutor intérprete de LIBRAS, Língua Portuguesa e cuidador. 

Em agosto de 2023, iniciou a fase de entrega de documentação para mais 616 profissionais aprovados. A segunda convocação para posse ocorreu no dia 12 janeiro deste ano. A previsão é que sejam chamados, até julho de 2025, 5 mil profissionais aprovados, dependendo da colocação no certame e da demanda na rede de ensino estadual.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!