Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado garante atendimento de saúde às famílias atingidas pela força do Rio Amazonas na orla de Macapá

Equipe com médico e enfermeiros realizaram acolhimento e triagem dos moradores do Aturiá, atingidos no sábado, 10.

Por Paolla Gualberto
12/02/2024 15h15

Equipe de saúde atendeu pacientes que há anos não realizavam acompanhamento médico, em Macapá

O Governo do Amapá realizou nesta segunda-feira, 12, atendimento às famílias atingidas pela força do Rio Amazonas, na orla do Aturiá, em Macapá. O Comitê de Respostas Rápidas, formado por membros das secretarias de Estado, que está atuando com ações de assistência, identificou 15 casas em risco de desabamento, após serem impactadas pela maré alta, no sábado, 10.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) encaminhou para o local uma equipe composta por médico e enfermeiros, proporcionando assistência em saúde para os moradores. Os profissionais realizaram triagem clínica, acolhimento e o referenciamento para unidades hospitalares, caso alguma patologia fosse identificada.

De acordo com a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, a ação será contínua e com mais profissionais especializados para o atendimento das dezenas de moradores.

"Não vamos parar por aqui, temos muito ainda o que fazer por essas famílias. Os atendimentos em saúde são fundamentais para darmos o apoio necessário aos moradores dessa localidade e garantir a segurança dessas pessoas", destaca Vedovelli.

Durante os atendimentos médicos, os pacientes receberam orientações clínicas, aferição da pressão arterial e monitoramento da glicose. Além disso, alguns moradores foram encaminhados a outros serviços de saúde, para a realização de exames mais específicos e consultas mais especializadas, como afirma o médico Arthur Arantes.

"Identificamos pacientes com mobilidade comprometida, comorbidade neurológica e que são muito afetados pela situação do local. Estamos trabalhando para agilizar o atendimento e trazer mais segurança para quem reside aqui", afirma o médico.

Para a dona de casa Maria de Lourdes, a chegada da equipe de saúde do Governo do Estado foi em boa hora. A idosa, de 75 anos, conta da dificuldade de procurar por um atendimento médico.

"Eu estava precisando muito desses atendimentos, para ver como está minha saúde. É muito difícil sair para marcar uma consulta. É só eu e meu marido, não posso deixar ele sozinho", afirma Maria.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!