Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Bloco 'A Banda' atende pedido do Governo do Amapá e suspende programação após alagamentos e fortes chuvas atingirem Macapá

Nova data será definida pela direção; gestão estadual garantiu todo o suporte para o tradicional evento do Carnaval 2024.

Por Cássia Lima
13/02/2024 15h00

Brincantes chegaram a se concentrar em frente à sede do bloco A Banda nesta terça-feira, 13

Atendendo a um pedido do governador Clécio Luís, a direção do tradicional bloco "A Banda" adiou a programação desta terça-feira, 13, de Carnaval. O motivo são as fortes chuvas que atingem Macapá e que provocaram alagamento em vários pontos da cidade. Uma nova data será definida, e o desfile do maior bloco de rua do Amapá contará com o mesmo apoio na segurança e saúde do Governo do Estado preparado para esta terça.

O governador ligou para o presidente do bloco, José Figueiredo de Souza, o Savino, explicando as medidas que o Estado está tomando para auxiliar o Município, e a necessidade de adiar a folia para que os esforços sejam todos concentrados no auxílio à população que teve as casas invadidas, e em casos mais extremos como na orla do Aturiá, perderam tudo com a força da maré do rio Amazonas.

"Foi uma decisão tomada, de forma conjunta, com o presidente do bloco A Banda, que acatou a nossa sugestão de adiar o evento. Inclusive, já deslocamos os efetivos do Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar que estariam na Banda para atuarem nos pontos mais críticos da capital amapaense. Disponibilizamos toda a nossa estrutura para as prefeituras de Macapá e Santana para ajudar a nossa população. Fiz esse apelo para a direção do bloco suspender a programação de hoje para ajudarmos essas famílias amapaenses", explicou o governador Clécio Luís, que decretou situação de emergência na capital na noite de segunda-feira, 12.

Para o primeiro secretário do bloco, Helder Carneiro, o momento é de prudência e solidariedade com a população atingida pelas enchentes e pela força da maré no Aturiá.

"Todo o efetivo que seria utilizado na Banda será deslocado para ajudar essas famílias. Então, para a segurança de todos, vamos adiar nossa programação e pedir prudência aos brincantes. O momento é de solidariedade", enfatizou Carneiro.

Os foliões chegaram a se concentrar em frente ao Centro Sócio Cultural "A Banda", no bairro do Laguinho, a sede do bloco, para a saída oficial pelas ruas de Macapá. No local, todos os anos é distribuído um caldo para a comunidade antes do percurso.

O conselheiro do bloco há dez anos, Tasso Alencar, informou que a direção do bloco vai avaliar uma nova data de acordo com a orientação do poder público e divulgar aos brincantes.

"Não vamos colocar nossa população em risco. Vamos nos reunir nas próximas horas e definir uma nova data que pode acontecer já nos próximos dias. Vamos informar nossos brincantes e ser o mais transparente possível. Entendemos o momento que a capital está vivendo", destacou Alencar.

A Banda

A Banda surgiu em 1965, criada por um grupo de amigos, em um jogo de carteado e é conhecida pelos seus tradicionais bonecos, com metros de altura. Ao todo, são nove personalidades homenageadas. Há, ainda, cinco trios elétricos e artistas locais. Antes do bloco iniciar sua passagem pelas ruas, a organização serve um caldo para garantir energia aos foliões.

O bloco é conhecido pelos bonecos gigantes. Ao todo, são nove personalidades homenageadas. O surgimento das figuras entre os foliões começou com a "Chicona", em referência a uma enfermeira muito conhecida na década de 1960. Ela foi levada em uma das edições por um folião conhecido como Cutião, que todos os anos estava no bloco. 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!