Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘É algo que faz diferença’, relata moradora de área de ponte em Macapá ao receber alimentos do Governo do Estado

Valéria dos Santos, de 31 anos, foi uma das 200 moradoras do bairro Pacoval acolhidas pelas equipes de proteção social.

Por Rafaela Bittencourt
16/02/2024 08h00

Cerca de 200 pessoas foram atendidas com kits de alimento em áreas de ponte

O Governo do Amapá realizou a entrega de mais de 50 kits de alimentos para famílias afetadas pelas chuvas no bairro Pacoval, na Zona Norte de Macapá, nesta quinta-feira, 15. Cerca de 200 pessoas foram atendidas na ação. As equipes da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) também realizaram o levantamento de outras residências afetadas pelos alagamentos registrados desde o último sábado, 10, na capital.

A dona de casa Valéria dos Santos, de 31 anos, mora com o esposo e filho na ponte da Avenida Maranhão, que fica na esquina com a ponte do Jasmim. Ela foi uma das beneficiadas com o kit de alimento entregue pelo Governo do Estado.

"Isso é algo que faz diferença, não só para mim, mas para outras pessoas que também sofreram com o alagamento. Foi bem difícil, a água entrou na minha casa, destruiu móveis, é algo que nos preocupa muito, principalmente com crianças em casa", conta Valéria.

Na última quarta-feira, 14, as entregas aconteceram para 97 famílias dos bairros Nova Esperança e Muca. A ação faz parte de uma força-tarefa para garantir suporte à população atingida pelas fortes chuvas na capital amapaense.

As equipes estiveram presentes em três áreas de ponte avaliando a situação das famílias e realizando a busca ativa de casas ainda em situação de alagamento. Os kits são os trabalhos iniciais e as equipes ainda retornam às áreas para prosseguir com os serviços de assistência.

"Neste momento estamos entrando com o kit de alimentos, que é um alívio imediato, e depois retornamos com as demandas encaminhadas para habitação, programas sociais e outras demandas identificadas", explica a coordenadora de Proteção Social da Seas, Margleide Alfaia.

Os kits trazem itens como arroz, feijão, macarrão, açúcar, entre outros itens da cesta básica, alimentos que fazem a diferença para a família do autônomo José Ribamar da Silva, de 41 anos, também atendida na ação. Morando há cerca de 20 anos na ponte da rua Piauí, a casa onde ele mora com a esposa e o filho está em risco, mas a preocupação principal era com o menino, de 3 anos, que estava sem comer. O kit de alimentos é o que vai auxiliar a família até o retorno das equipes nos próximos dias.

"Esse é um kit abençoado e que vai resolver a nossa situação nesse momento tão crítico, nosso filho tem alergia à lactose e só tínhamos um biscoito que ele não podia comer. Para nós, é gratificante receber uma ajuda como essa do Governo do Estado nesse momento difícil que a gente se encontra, por isso estou muito grato”, reforçou Silva.

Acolhimento às famílias

Desde sábado, 10, o Governo do Amapá trabalha no auxílio às famílias macapaenses atingidas por fenômenos naturais. Em um primeiro momento, o suporte foi garantido aos moradores da orla do Aturiá, que tiveram casas danificadas pela força do Rio Amazonas. Na terça-feira, 13, a força-tarefa foi intensificada diante das fortes chuvas que afetaram diversos pontos da cidade.

Diversos órgãos estaduais atuam para dar suporte às pessoas afetadas pelos alagamentos. Atualmente, a Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul de Macapá, acolhe cerca de 100 famílias, que recebem suporte com colchões, alimentos e cuidados de saúde. 

Em outra frente, o Governo do Estado presta apoio à Prefeitura de Macapá nas ações de limpeza e desobstrução de canais.

No caso de chuvas intensas, fique atento:

  • Evite permanecer em praças e em ambientes arborizados durante, ou logo após ventos fortes e chuva;
  • Evite estacionar veículos embaixo de árvores, especialmente as de grande porte, que oferecem maior risco;
  • Se observar alguma árvore que esteja aparentemente tombando, ou com uma inclinação acentuada, com galhos secos ou quebrados, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros;
  • Nunca tente cortar ou retirar a árvore por conta própria, pois podem haver cabos de energia em meio a vegetação, com risco de choque elétrico.

A população pode solicitar ajuda nos seguintes números:

  • 193 - Corpo de Bombeiros;
  • 190 - Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes).

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!