Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá realiza mais de 300 atendimentos em saúde para famílias atingidas pelos alagamentos em Macapá

Dois pontos fixos foram montados e estruturados para os desabrigados na Escola Estadual Reinaldo Damasceno.

Por Paolla Gualberto
16/02/2024 12h06

Foram 365 atendimentos entre psicológicos, consultas médicas e de enfermagem, assistência farmacêutica e outros

O Governo do Estado segue prestando assistência às famílias desabrigadas, vítimas dos alagamentos que ocorreram no município de Macapá. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está atuando no atendimento das famílias através de acompanhamento em saúde.

No centro de acolhimento do Estado, localizado na Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul da capital, foram montados dois pontos fixos, com equipe de médicos, enfermeiros e técnicos, para avaliar a necessidade da população abrigada no local.

De acordo com médico Arthur Cunha, com a estrutura disponibilizada pelo Governo do Estado, muitos pacientes não precisam ser encaminhados para unidades de saúde, apenas em casos de maior atenção.

“Nós atendemos muitos pacientes diabéticos, com alto nível de estresse por conta da situação, com gastroenterite e desidratados. Os atendimentos realizados aqui evitaram que esses pacientes se deslocassem até uma unidade”, afirma o médico.

Após realizar a busca ativa dos pacientes, a Sesa já contabilizou 365 atendimentos em dois dias de ação, oferecendo serviços de psicologia, consulta médica e de enfermagem, assistência farmacêutica e encaminhamento para exames de imagem e laboratoriais nas unidades hospitalares do estado. A Coordenação Estadual de Saúde Bucal (CESB) também ofertou 300 kits de higiene para os pacientes.

Para garantir um atendimento mais humanizado e apropriado, a Secretaria de Saúde encaminhou para o centro de acolhimento equipamentos hospitalares, como biombos para privacidade, macas, suporte de soro e braçadeiras para aplicação de medicamentos.

A moradora do bairro Novo Buritizal, Jaqueline Benjamin, é uma das abrigadas, desde a última terça-feira, 12. Ela conta que é diabética e que os atendimentos estão ajudando a manter a estabilidade da doença.

“Minha diabetes estava alta né, vim aqui, me consultei e aproveitei para pegar meu medicamento. Muito bom os médicos estarem aqui, assim não temos que sair pra procurar atendimento”, relata Jaqueline.

Acolhimento às famílias

Desde sábado, 10, o Governo do Amapá trabalha no auxílio às famílias macapaenses atingidas por fenômenos naturais. Em um primeiro momento, o suporte foi garantido aos moradores da orla do Aturiá, que tiveram casas danificadas pela força do Rio Amazonas. Na terça-feira, 13, a força-tarefa foi intensificada diante das fortes chuvas que afetaram diversos pontos da cidade.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!