Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá garante kits de higiene e alimentação para famílias que retornam aos lares após alagamentos em Macapá

Na manhã deste domingo, 18, mais duas famílias voltaram para casa após avaliação da Defesa Civil, que constatou segurança nos imóveis.

Por Cássia Lima
18/02/2024 15h05

Famílias retornam com kits de higiene e alimentação para casa no bairro do Buritizal, em Macapá

O Governo do Amapá segue garantindo amparo para as famílias que estão no Centro de Acolhimento do Estado, localizado na Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul de Macapá. Neste domingo, 18, mais duas famílias voltaram para suas residências com todo o suporte necessário das equipes de assistência.

Desde quinta-feira, 15, as famílias retornam voluntariamente ao lar com todo o conforto e segurança garantidos pelo Governo do Amapá. A volta para casa ocorre com a visita técnica de engenheiros da Defesa Civil às residências afetadas. No local é avaliada a estrutura física dos imóveis para garantia da segurança das famílias.

"A equipe vai até a residência e avalia a estrutura da casa e se ela possui condições físicas para abrigar a família novamente, sem oferecer nenhum risco. Após isso, emitimos o parecer para a equipe da assistência social, que acompanha o retorno com segurança", destaca o comandante do Corpo de Bombeiros do Amapá, coronel Alexandre Veríssimo.

O retorno espontâneo acontece com acompanhamento da equipe da Secretaria de Assistência Social, que prepara um relatório detalhado da situação socioeconômica de todos os afetados. Segundo a assistente social, Suelen Tango, cada família recebe kits e informações importantes para o retorno.

"Ajudamos do acolhimento ao retorno para casa com a entrega de kits de higiene, alimentação e colchões. Esse é o mínimo para as famílias se restabelecerem e se organizarem para um recomeço", enfatizou a assistente social.

A dona de casa Jociane Silva, foi afetada pelas enchentes em Macapá. Ela mora junto com os filhos em uma área de ponte na Travessa Municipalista, no bairro do Buritizal.

"Eu fui muito bem tratada e recebi junto com meus filhos muita atenção e carinho. Então, agradeço toda ajuda e todas as doações neste momento", disse a dona de casa.

Segundo o levantamento do Governo do Estado, quatro famílias devem continuar abrigadas, já que foram constatadas situações de perigo para o retorno às residências. Elas serão transferidas para o Ginásio Avertino Ramos, que foi ativado na última sexta-feira, 16, como novo ponto de atendimento em Macapá. As famílias serão inseridas no programa de aluguel social para garantia de retorno seguro ao lar.

Monitoramento na Região Metropolitana

A Defesa Civil estadual mantém o monitoramento em áreas de risco já mapeadas. Ao todo, são mais de 800 pontos acompanhados 24 horas para garantia de atendimento rápido em caso de novos alagamentos. O monitoramento abrange a Região Metropolitana, com os municípios de Macapá, Santana e Mazagão, após a expansão do decreto de emergência para essas áreas.

Acolhimento às famílias

O Governo do Amapá já atendeu mais de 1,1 mil famílias nos programas sociais “Acolher Amapá” e “Amapá Sem Fome” durante uma semana de ação, após as fortes chuvas que causaram alagamentos em Macapá. Neste sábado, 17, mais 10 famílias voltaram para casa. Devido a diminuição do nível das águas nas áreas afetadas, as famílias têm retornado voluntariamente com acompanhamento do Estado.

Dados da Secretaria de Assistência Social mostram que, durante a semana, foram 218 famílias atendidas em suas próprias residências, enquanto outras 73 buscaram ajuda no Centro de Acolhimento, mas não ficaram no local.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que montou dois pontos fixos de acolhimento, já realizou 2.183 atendimentos entre consultas médicas, exames laboratoriais e de imagem, dispensação de medicamentos, atendimentos psicológicos, serviço social, consultas especializadas e distribuição de kits de saúde bucal.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!