Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘É um sonho realizado’, diz nova servidora da Educação durante cerimônia de volta às aulas, em Macapá

A pedagoga Rafaela Pereira, de 27 anos, é uma dos novos profissionais que irão atuar nas escolas estaduais no ano letivo de 2024.

Por André Silva
26/02/2024 12h21

Pedagoga acredita que a educação é um fator transformador na vida dos estudantes

A volta às aulas das escolas do estaduais foi o início de um novo trabalho para a pedagoga Rafaela Pereira, de 27 anos. Ela é uma dos quase 600 servidores empossados no concurso da Educação promovido pela gestão estadual. A jovem conta que desde a semana anterior já vem se familiarizando com o ambiente onde irá trabalhar ao longo do ano. Ela afirma que está preparada para o novo momento.

“Ter essa oportunidade de ser servidora pública é um sonho realizado. Ainda mais na área que escolhi para exercer minha profissão com qualidade e excelência. Sei o quanto a educação é importante porque ela foi transformadora para mim. A educação me libertou e eu tenho certeza que ela será capaz de transformar e mudar a vida das crianças com quem irei trabalhar”, afirma a servidora.

Nesta segunda-feira, 26, mais de 80 mil estudantes do Amapá retornaram às salas de aula para o início do ano letivo de 2024. Com receptivo promovido pelo Governo do Estado, alunos e servidores foram acolhidos simbolicamente na Escola Estadual Carlos Alberto Viana Marques, na Zona Norte de Macapá.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) preparou um receptivo especial aos estudantes nas mais de 300 escolas que retornam às atividades. A secretária de Educação do Amapá, Sandra Casimiro reforçou o compromisso com a comunidade escolar e a parceria que garante a entrega de um ensino de qualidade para a população.

“Nós tivemos muitos projetos desenvolvidos no último ano e daremos continuidade em 2024. Hoje, 310 escolas estão iniciando suas atividades de forma simultânea e todas estão realizando uma recepção humanizada aos alunos, como estamos vendo aqui, com música e atividades lúdicas”, destacou a gestora.

 Já a professora da educação especial Daniela Tomaz, de 40 anos, está retornando ao trabalho na escola, que atende 1,8 mil estudantes do habitacional Miracema e bairros adjacentes.

“Nós estamos muito felizes por esse ano que inicia hoje. Espero poder desenvolver um excelente trabalho junto a essas crianças e fazer parte dessa linda jornada de vida deles na educação”, destacou Daniela.

Recepção

Todas as mais de 300 escolas estaduais que começaram as aulas promoveram ações de acolhimento, com brincadeiras, lanches especiais, gincanas esportivas, exibição de filmes e outras atividades recreativas.

Para tornar esta recepção ainda mais especial, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec) leva um planetário itinerante para escolas estaduais, composto por uma cúpula inflável, um projetor que possibilita a sensação de realidade aumentada, caixa de som e ar-condicionado portátil. Até 35 alunos podem participar de cada sessão.

Rede de ensino do Amapá

O Estado do Amapá possui 383 escolas na rede estadual, de acordo com o levantamento do Centro de Pesquisas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Para o ano letivo de 2024 estão matriculados 109.169 mil estudantes. Desse total, 21,6 mil alunos são dos anos iniciais (1º ao 5 ano); 47,2 mil estudantes são dos anos finais (5º ao 9 ano); mais de 28 mil estão matriculados no ensino médio; e mais de 10 mil são alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA); fazem parte da educação profissional 1,6 mil estudantes e 5,2 mil estão inseridos na educação especial.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!