Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá disponibiliza kits de higiene em escolas estaduais para promover a dignidade menstrual

Apenas em fevereiro, mais de R$200 mil foram repassados às escolas estaduais para compra dos materiais de higiene.

Por Léo Nilo
04/03/2024 10h00

Para receber os kits, as escolas devem aderir ao Programa Escola Melhor, do Governo do EstadoPara receber os kits, as escolas devem aderir ao Programa Escola Melhor, do Governo do Estado

O Governo do Amapá disponibiliza kits de higiene e absorventes nas unidades de ensino da rede estadual que aderem ao ‘Programa Escola Melhor’. A iniciativa busca promover a dignidade menstrual e o bem-estar das estudantes do nível fundamental e médio, com foco em atender meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Em fevereiro, o investimento do Governo do Estado na iniciativa ultrapassou R$200 mil, para todas as escolas da rede estadual. A iniciativa busca atender às necessidades de higiene e de saúde das alunas durante o período da menstruação, evitando a evasão escolar por motivos da pobreza menstrual, além de utilizar a escola como um espaço de promoção de direitos das mulheres.

A estudante Juliana Fonseca, de 18 anos, conta que, durante o ensino fundamental, precisou sair da aula por ter menstruado e não ter acesso imediato a um absorvente. Hoje, ela estuda na Escola Estadual Mário Quirino, uma das unidades que oferecem o benefício às alunas.

“Foi constrangedor, porque eu estava com a roupa suja e fui mandada para casa. Vendo a iniciativa que está tendo agora, eu percebo que isso é uma melhoria, e ajuda muito as meninas a não passarem por situações como essas”, relata Juliana.

De acordo com a diretora da Escola Estadual Mário Quirino, Gizele de Nazaré, a recepção das alunas à iniciativa foi extremamente positiva. Na unidade, além dos absorventes, são entregues sabonetes, shampoos, pastas de dente e escovas às adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. 

“As alunas falam que foram salvas, porque, às vezes, a menstruação acontece sem a gente esperar, dentro da sala de aula. A escola recebe o recurso e, com ele, conseguimos adquirir os kits completos, que estão disponíveis em todos os banheiros femininos da escola”, reforçou a diretora.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Educação