Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

PAC Patrimônio Histórico: Governo do Amapá garante aprovação da criação do Parque do Solstício em Calçoene

O reconhecimento é uma importante conquista para a preservação do patrimônio arqueológico amapaense.

Por Thaysa Ruane
09/03/2024 08h05

Sítio arqueológico do solstício também conta com uma base de pesquisas do IepaSítio arqueológico do solstício também conta com uma base de pesquisas do Iepa

Como parte da política de valorização da história e da cultura do Amapá, o Governo do Estado garantiu aprovação da criação do Parque do Solstício, no município de Calçoene, dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - Patrimônio Histórico, do Governo Federal.

A proposta foi apresentada pelo Núcleo de Pesquisa Arqueológica do Instituto de Pesquisa do Amapá (NuParq/Iepa) e aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na quinta-feira, 7.  O reconhecimento é uma importante conquista para a preservação do patrimônio arqueológico amapaense.

“A equipe do Iepa está muito empolgada para ver o impacto positivo que essa iniciativa trará para o município de Calçoene e para todos os amapaenses. Com a criação do Parque do Solstício, a região vai poder celebrar e preservar esse patrimônio arqueológico, nos conectando ainda mais com a história e cultura do estado”, comemora o arqueólogo do Iepa, Lúcio Costa Leite.

A área destinada à criação do Parque do Solstício de Calçoene atualmente funciona como uma Base de Pesquisa do Iepa, onde o NuParq realiza pesquisas desde 2005. Esta iniciativa representa um passo importante na valorização e preservação da história na região.

No Amapá, duas propostas foram selecionadas. Além da criação do Parque do Solstício de Calçoene a Requalificação do Museu Histórico do Amapá Joaquim Caetano da Silva, em Macapá.

PAC Patrimônio Histórico

O Novo PAC Patrimônio Histórico representa um esforço do Governo Federal para preservar e promover a riqueza cultural do Brasil, com investimento significativo de aproximadamente R$ 712 milhões até 2026. O PAC está realizando obras em 139 locais, distribuídos em 35 municípios de 17 estados, em parceria com diversas instituições e órgãos governamentais.

Além disso, o programa está impulsionando 105 projetos de recuperação de patrimônios culturais em 83 municípios por todo o país. Esses esforços visam fortalecer a identidade e memória cultural, promovendo um vínculo ainda mais forte entre as comunidades e seus patrimônios.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!

ÁREA: