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Governo do Amapá debate avanços na aprendizagem dos anos iniciais em reunião do Comitê Estadual da Criança Alfabetizada

Segundo dados da Secretaria de Estado da Educação, nível de alfabetização melhorou nos últimos em 6 meses.

Por Cássia Lima
12/03/2024 07h52

Dados mostram que o trabalho do Comitê e do Regime de Colaboração já alcançam bons resultados

Os avanços das políticas públicas educacionais do Governo do Amapá, para o desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais foram debatidos em reunião do Comitê Estadual do Programa Criança Alfabetizada, nesta segunda-feira, 11, no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed). O momento também marcou o fortalecimento do Regime de Colaboração e dos índices educacionais no estado. 

Também foram tratados no encontro a participação dos estudantes das redes municipais nos jogos escolares, na Feceap e as condicionantes do Valor Aluno Resultado ( VAAR). Outro tema em destaque foi a municipalização da educação na rede estadual do Amapá, que já vem sendo debatida há alguns anos, e se refere a transferência total do poder estadual aos municípios nas modalidades de educação dos níveis iniciais e fundamental.

Desde 2023, cinco municípios do Amapá já assinaram o termo de cooperação e estão 100% municipalizados, são eles: Serra do Navio, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Oiapoque e Pedra Branca. Durante o encontro, mais dois municípios assumiram o compromisso: Mazagão e Tartarugalzinho.

Para a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, membro do Comitê Estadual e também Nacional da Criança Alfabetizada, é satisfação contar com o compromisso das cidades com a alfabetização no Amapá.

"Compartilho plenamente a visão e os objetivos do Programa Criança Alfabetizada de garantir, a todas as crianças amapaenses, a aprendizagem da leitura e da escrita, até os 7 anos de idade. Mais que isso, considero essa a grande prioridade educacional, quiçá, brasileira. Pela primeira vez o estado conseguiu alfabetizar 45% de todas as suas crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental. Feito esse, que reforça nossa vontade, e nos motiva a estar cada vez mais atuantes na política de alfabetização do estado", enfatizou a secretária.

Avanços

De acordo com os dados da Seed, os números positivos no avanço da aprendizagem nas séries iniciais são resultados do trabalho dedicado de 1.200 professores alfabetizadores. Além disso, o resultado é fruto da colaboração entre Estado e municípios, do Regime de Colaboração e da consolidação do Programa Criança Alfabetizada. 

"Compartilho que ao longo de 2023, saímos de 2.395 de crianças leitoras em abril, para 5.378 crianças leitoras em outubro. Um salto de mais de 100% em um período de 6 meses", comemorou a gerente do programa Criança Alfabetizada no Amapá, Débora Vale. 

Além da secretária de Estado da Educação e adjuntas, participaram da reunião secretários municipais de educação de 12 municípios. Os gestores também puderam tratar de pautas técnicas da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

 

 

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