Governo do Amapá dá início às obras de construção do Novo Hospital de Emergência de Macapá
Serviços foram iniciados nesta segunda-feira, 18, após assinatura de ordem de serviço pelo governador Clécio Luís.
O novo hospital será construído em uma área de 15 mil metros quadrados,
Foi lançada nesta segunda-feira, 18, pelo governador Clécio Luís, as obras de construção do novo Hospital de Emergência (HE), em Macapá. O novo HE é uma das propostas do Plano de Governo que pontua a saúde pública como prioridade imediata, absoluta e inegociável da atual gestão.
O novo hospital será construído em uma área de 15 mil metros quadrados, e terá cinco andares, garantindo a ampliação dos atendimentos com 212 novos leitos, 6 salas no Centro Cirúrgico, Central de Diagnóstico por Imagem, laboratório, Centro de Tratamento de Queimados, serviço de diálise, auditório, apoio técnico, área administrativa e heliponto.
"Este hospital será a primeira grande obra, depois de cinco décadas, que revolucionará o atendimento na saúde do estado. Queremos que seja de alguma forma, uma homenagem, a todos os trabalhadores que realizam o serviço diariamente, pois para chegarmos até aqui muita gente sonhou e realizar um sonho é muito bom, mas salvar muitas vidas é melhor ainda, e com o novo HE certamente mais vidas serão preservadas no nosso estado”, enfatizou o governador Clécio Luís.
A obra conta com investimentos de R$ 129 milhões em recursos articulados pelo senador Davi Alcolumbre, com contrapartida do Tesouro Estadual. A área, onde será construído o maior hospital público da capital, fica atrás do prédio atual do HE e foi cedida pelo Exército Brasileiro, também por articulação do parlamentar.
"Hoje é o início das obras que o hospital de emergência tem aguardado há 50 anos. Ficará registrado na história do Amapá o sonho dos amapaenses de ter uma saúde pública de qualidade, que não vai deixar nada a desejar para nenhum outro centro do Brasil" declarou o senador.
A secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli, destacou que, com a obra, será possível elevar a qualidade dos atendimentos e expandir os serviços. "Esse é um momento de muita alegria, início de um sonho que possibilitará que a gente eleve a qualidade dos nossos atendimentos, essa é a garantia de que no futuro nenhum paciente precise esperar por leito, que os servidores terão um ambiente moderno para desenvolver suas atividades, e que nossa população tenha um serviço resolutivo e humanizado", reforçou.
A obra terá duração de dois anos, e, segundo o secretário de Infraestrutura, David Covre, será um grande desafio que revolucionará a saúde pública do estado. "A construção do novo hospital de emergências será um grande desafio para a arquitetura e engenharia do Amapá, estamos envolvendo profissionais locais e de fora do estado para ajudar nessa missão. Teremos um prédio totalmente adaptado à legislação atual, em conformidade ao que pede o Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Anvisa, e que vai oferecer para a nossa população o melhor serviço de saúde que o Amapá já teve", garantiu.
Espaços do Novo HE
- Pronto-atendimento (urgência e emergência);
- Atendimento ambulatorial;
- Ao todo, são 212 leitos para pacientes;
- 160 leitos de enfermarias (com 4 leitos cada) para pacientes da Cirúrgica, Clínica, Trauma-ortopédica, Neuro e Cardio;
- 30 leitos de UTI;
- 20 leitos de CTQ (Centro de Tratamento de Queimados);
- 2 leitos de isolamento;
- 6 salas de centro cirúrgico de multiespecialidades (ortopedia, neurologia, cardiologia e outros);
- 7 leitos para recuperação pós-anestésica (RPA);
- Serviços assistenciais de diálises;
- Central de Diagnóstico por Imagem: Radiologia, Hemodinâmica, Tomografia, Ultrassonografia, Ressonância, Endoscopia e Métodos Gráficos (Doppler e Holter);
- 500 m² de área técnica;
- Salas de Nutrição, Farmácia e Laboratório;
- Administração, auditório, salas multiuso, comissões e outros;
- Um heliponto.
Investimentos na saúde
Desde 2023, o Governo do Estado revitalizou, ampliou e reformou mais de 80 espaços no Hospital de Emergência de Macapá e adotou novo fluxo de atendimento baseado no Protocolo de Manchester, que classifica pacientes de acordo com a gravidade do quadro clínico. Foi realizada ainda a troca do telhado, com colocação da nova calha e reparos na parte elétrica, proporcionando mais segurança e eliminando goteiras dentro da unidade.
O Governo ampliou em 50% o número de leitos de UTI do HE, além de criar programas assistenciais, como a Operação Dr Teles (que, em um ano, continuou em casa o tratamento para cerca de 400 pacientes de baixa e média complexidade) e o Zera Fila, realizando cerca de 5,5 mil cirurgias no ano passado (sendo 4,4 mil só deortopédicas).
Foi implantada mais uma sala cirúrgica, que aumentou em 25% a capacidade de cirurgias. A espera por cirurgias ortopédicas passou de 3 ou 4 semanas para 48 horas. Com o novo aparelho de raio-X fixo, que foi trocado após 10 anos, já foram realizados este ano 11 mil exames de imagens. Também foram adquiridos mais dois novos carros anestésicos.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!