Dia Mundial da Água: Governo do Amapá realiza ação para conscientizar crianças sobre cuidados com o meio ambiente
Parceria conta com apoio do Ministério Público Estadual e do projeto social 'Rio Amazonas Limpo e Saudável'.
De forma divertida, os pequenos aprendem a cuidar dos recursos naturais
As crianças da Escola Estadual Aracy Corrêa Alves, no bairro Perpétuo Socorro, em Macapá, tiveram lições sobre como cuidar da água durante uma programação na manhã desta quarta-feira, 20. O evento é realizado pelo Governo do Amapá, Ministério Público do Estado e pelo projeto social 'Rio Amazonas Limpo e Saudável'. A ação segue até sexta-feira, 22, Dia Mundial da Água, com apresentações teatrais e exposições sobre o meio ambiente.
O objetivo é promover a conscientização das crianças sobre a 14ª meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. A proposta trata da preservação da vida na água, com foco nos rios de água doce, como explicou a chefe da Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação (Seed), Carla Nobre.
“Os cuidados com a água ajudam a evitar doenças como a dengue, já que o mosquito se prolifera em recipientes com água parada”, acrescenta Carla.
A estudante Cristine Silva de Lima, de 8 anos, conta que já chegou a testemunhar pessoas jogando objetos no Rio Amazonas, que banha Macapá.
“Se a gente não cuidar do Rio, a gente não vai conseguir viver, porque a água mantém o nosso corpo vivo”, pontuou Cristine. Rio Amazonas Limpo e Saudável
O projeto Rio Amazonas Limpo e Saudável é composto por um grupo de pessoas liderado pela psicóloga Sandra Torrinha. Ela contou que a iniciativa existe há treze anos e nasceu na própria família.
“Meu pai me educou para cuidar do meio ambiente. Depois que ele faleceu, eu passei a fazer sozinha e passei a chamar a comunidade para ajudar. A cada ano, a gente agrega mais voluntários. No ano passado, foram mais de 500 pessoas participando”, conta Torrinha.
O promotor de meio ambiente Marcelo Moreira considera de grande importância ações como essas acontecerem dentro da escola.
“Temos que aprender que cuidar do futuro do meio ambiente é uma necessidade imediata. A gente não transforma o futuro se não cuidarmos do presente. O Ministério Público e Seed têm uma parceria importante exatamente para atuar na área de educação”, avaliou Moreira.
A ação acontece na quinta-feira, 21, na Escola Estadual Mário Andreazza e na sexta-feira, 22, na Escola Estadual Maria Ivone.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!