Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá reúne representantes municipais no 1º Fórum Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, em Macapá

Evento, que reuniu lideranças dos 16 municípios, debateu estratégias de fortalecimento da Rede de Atendimento à Mulher.

Por Kelison Neves
03/04/2024 17h30

Iniciativa, que reuniu representantes dos 16 municípios, é inédita no estado

Nesta quarta-feira, 3, o Governo do Amapá promoveu o 1º Fórum Estadual dos Organismos de Políticas Públicas para Mulheres, no Ministério Público do Estado (MPE), em Macapá. O objetivo da ação, inédita no estado, é debater estratégias de combate à violência, desigualdade, discriminação e preconceito contra as mulheres.

Com o tema “Juntas ampliando o combate à desigualdade e a violência contra a mulher”, a iniciativa faz parte do Plano de Governo para ampliar e fortalecer a Rede de Atendimento à Mulher (RAM). O fórum contou com apresentações, palestras, debates, networking e rodas de conversa para conhecer as necessidades e reivindicações de cada município.

De acordo com a secretária de Políticas para as Mulheres, Adrianna Ramos, coletar informações é uma etapa crucial para formular, de forma efetiva, políticas públicas que atendam às necessidades das mulheres amapaenses.

“Saber os desafios que cada município enfrenta é fundamental, pois após o fórum, vamos formatar uma carta de intenções aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para que, em conjunto, possamos trabalhar para diminuir a violência contra a mulher no estado do Amapá”, explica a secretária Adrianna.

Para o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) de Oiapoque, poder contribuir com a iniciativa do Governo do Amapá foi muito positivo, pois ajuda no alinhamento de estratégias para promover o fortalecimento da RAM no extremo norte do estado.

“Este momento foi muito importante para todos, porque aqui tivemos a oportunidade de discutir e alinhar estratégias para melhorar os nossos serviços, atendimentos e equipamento público na fronteira do estado. Mas, além disso, também serviu para debater sobre o alto índice de violência que existe na região e encontrar formas de reduzir as ocorrências”, disse a coordenadora do Cram de Oiapoque, Nátane Oliveira.

Desenvolvimento nacional

1º Fórum Estadual dos Organismos de Políticas Públicas para Mulheres contou com a presença da secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, Carmen Foro. A representante da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, fez uma apresentação explicando como funciona a instituição, além de apresentar projetos que podem ser acessados pelo Governo do Amapá e municípios, e assim, fortalecer a RAM no estado.

“As bandeiras prioritárias do Ministério das Mulheres são o enfrentamento à violência, fortalecimento da autonomia econômica e participação política das mulheres. Para ampliar o alcance dessas ações, a gente faz um trabalho de transversalização em todo o país, por isso, o diálogo com os governos estaduais é fundamental pra gente atingir o objetivo de fortalecer a rede de apoio à mulher”, ressalta Carmen.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!