Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘Está contribuindo para o meu desenvolvimento na escola’, diz aluna atendida no Centro de Valorização da Educação, do Governo do Amapá 

Acompanhada da mãe, Emília do Espírito Santo recebe tratamento gratuito com fonoaudiólogo e psicólogo no espaço educacional, em Macapá. 

Por André Silva
04/04/2024 12h35

Com os atendimentos, Emilia (à direita) consegue ter mais facilidade para ler e escrever

O Centro de Valorização da Educação (CVeduc), do Governo do Amapá, oferece serviços gratuitos de bem-estar físico e mental para professores, alunos e servidores da rede estadual de ensino, em Macapá. A estudante Emília do Espírito Santo, de 16 anos, tem traços de dislexia, um transtorno que compromete a capacidade de leitura e escrita. A jovem conta que o acompanhamento com fonoaudiólogo e psicólogo no centro está ajudando o desenvolvimento dela na escola. 

“Eu tive uma melhora muito grande se comparada a situação que me encontrava antes dos acompanhamentos com os especialistas. O Centro ajuda muito os estudantes que precisam desses serviços, assim como todos os profissionais da educação, um serviço disponível para todos”, elogia Emilia. 

A estudante é acompanhada pela mãe, a técnica em enfermagem, Marina do Carmo, de 42 anos. Sem uma rede de apoio, ela não teria condições financeiras de fazer com que Emília tenha acesso aos atendimentos se fosse pelo serviço privado, que é ofertado gratuitamente no centro do Governo do Estado.  

“É uma ajuda muito grande, porque se eu fosse pagar no particular eu ia desembolsar bastante, mas graças a Deus nós temos um atendimento de qualidade e profissionais de qualidade. Como mãe solo, isso vem nos ajudar bastante em casa”, avaliou a técnica em enfermagem. 

Saúde e bem-estar

O Centro de Valorização da Educação também oferta serviços de nutrição, fisioterapia, assistência social e terapia em grupo com o objetivo promover a saúde física e mental dos alunos e servidores. Em paralelo, são realizados projetos como o "Caminhe Conosco", que incentiva a prática de caminhadas e atividades ao ar livre, e o "Medite Conosco", que promove a meditação como uma forma de relaxamento e bem-estar. 

O fisioterapeuta do centro, João Felício, atende os pacientes como instrutor de pilates, método que aumenta a flexibilidade, coordenação motora e desenvolve a força muscular. Antes de chegar até ele, os pacientes passam por um atendimento clínico para ter um diagnóstico da condição e patologia, como inflamação nas articulações, coluna ou músculos. Depois do tratamento, os pacientes são direcionados ao setor de pilates ou recebem alta.   

“Os pacientes que têm uma condição patológica de coluna recebem uma indicação de continuidade no trabalho do pilates. O acompanhamento pode durar de 10 a 20 sessões, dependendo da opinião médica. O período de tratamento pode ser prolongado ou reduzido. Depois da avaliação fisioterapêutica a gente consegue determinar esse número de sessões mais precisamente”, explicou o profissional. 

Acolhimento 

Com uma abordagem holística e integradora, o Centro de Valorização da Educação busca garantir que todos os envolvidos na educação tenham acesso a serviços que contribuam para uma vida mais saudável e equilibrada. O acolhimento acontece com assistentes sociais que encaminham os usuários para o serviço específico.    

Para ser atendido, é preciso apresentar RG, CPF, comprovante de residência e de rendimento. Menores de idade deve ir acompanhado do responsável. O atendimento acontece das 8h às 12h e das 14h às 18h na Av. Profa. Cora de Carvalho, 2012, no bairro Santa Rita, em Macapá. 

 
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!