Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá capacita mais de 200 servidores para implantação da nova Carteira de Identidade Nacional

Emissão do documento está prevista para iniciar partir de maio, com primeira via gratuita.

Por Alice Valena
08/04/2024 16h07

Capacitações vão até sexta-feira, 12 de abril, atendendo servidores de até dez municípios do Amapá

O Governo do Amapá promove, no período de 8 a 12 de abril, capacitações de servidores do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Super Fácil) e da Polícia Científica do Amapá para implantação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Com emissão prevista para maio, o documento irá facilitar cadastros e ampliar a segurança dos processos de identificação de cidadãos.

Ao todo, 208 servidores em 10 municípios serão treinados, de acordo com o Plano de Governo da gestão, para tornar o atendimento público mais eficiente e humanizado. O Super Fácil é a porta de entrada da população para a geração da nova CIN, e a Polícia Científica do Amapá é responsável pela validação e gestão do processo.

A diretora-geral do Super Fácil, Renata Santana, ressalta que as capacitações também foram divididas para que nenhum município tivesse seu atendimento prejudicado e que, com os novos direcionamentos, é possível desenvolver profissionais instruídos que possam recepcionar o público com o novo serviço.

“Todos os servidores do Super Fácil serão capacitados. Assim, tornamos os profissionais aptos a realizar o serviços de forma atualizada, beneficiando a população com agilidade e com o melhor atendimento”, ressalta Renata.

A partir da utilização de número único em todas as unidades da federação, os dados serão integrados de forma segura, o que permitirá a atuação de diversas áreas do Governo para atender às necessidades dos cidadãos em áreas como saúde, educação e trabalho.

O diretor-geral da Polícia Científica do Amapá, Marcos Góes, reforça que a validação do documento poderá ser realizada através de um QR Code. "O documento possui um único número de validação, o CPF, em todo o território nacional. Não será mais nada dividido, facilitando processos e evitando, principalmente, falsificações e estelionatos”, destaca Góes.

A nova Carteira de Identidade Nacional também será digital, assim como a assinatura e foto. Para isso, novos equipamentos, como scanners e um novo sistema operacional serão utilizados. A primeira via do documento será gratuita.

Confira as datas das capacitações nos municípios:

  • 8 de abril, segunda-feira: Super Fácil - Centro, em Macapá
  • 9 de abril, terça-feira: Super Fácil - Zona Sul e Beirol, em Macapá
  • 10 de abril, quarta-feira: Super Fácil - Zona Norte, em Macapá
  • 11 de abril, quinta-feira:  Super Fácil nos municípios de Santana, Serra do Navio, Ferreira Gomes, Porto Grande e Pedra Branca
  • 12 de abril, sexta-feira: Super Fácil nos municípios de Laranjal do Jari, Calçoene, Oiapoque e Tartarugalzinho

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp