Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hospital de Emergência já realizou mais de 130 procedimentos cirúrgicos no mês de abril

A maioria das cirurgias foram ortopédicas em pacientes vítimas de acidente de trânsito.

Por Andreza Teixeira
11/04/2024 09h06

Apesar do fluxo todos os pacientes são assistidos, com tempo de espera para os procedimentos de até 48 horas

O Hospital de Emergência (HE) de Macapá, requalificado pelo Governo do Amapá com nova estrutura e equipamentos modernos, têm registrado aumento no número de atendimentos a pessoas vítimas de acidente de trânsito. Somente nos 10 primeiros dias do mês de abril, foram realizados 136 procedimentos cirúrgicos, desses, 81 foram cirurgias ortopédicas de vítimas de traumas. 

Segundo o ortopedista, Isnard Junior, o índice de cerca de 60% de pacientes atendidos, que poderiam não estar na mesa de cirurgia, retrata a necessidade da atenção, conscientização e mudança de alguns comportamentos de quem está no trânsito, essenciais para evitar acidentes que resultam em traumas. 

“Os traumas são diversos, desde membros inferiores, superiores, mas muito frequentemente temos fraturas dos ossos da mão, dos ossos do antebraço, clavícula, úmero, e dos inferiores, os ossos da perna, é necessário maior cuidado”, destaca. 

Segundo o médico, estudioso em traumas causados por acidentes de trânsito, a direção defensiva e o respeito às regras são cruciais para reduzir o risco durante o tráfego. Isso inclui respeitar os limites de velocidade e a sinalização, não ingerir bebida alcoólica e estar sempre atento ao comportamento dos outros motoristas.

“O consumo de álcool antes ou durante a condução de veículos é uma das principais causas de acidentes de trânsito em todo o mundo. O álcool diminui a atenção, retarda os tempos de reação e aumenta a probabilidade de decisões arriscadas. O uso de celular ao volante também distrai o motorista e esses são exemplos de comportamento que o cidadão escolhe ter ou não. A escolha contribui para o aumento ou diminuição de pessoas que infelizmente acabam sendo vítimas e muitas vezes com sequelas para o resto da vida” alertou. 

O diretor do HE, Emanoel Martins, garante que apesar do aumento no fluxo todos os pacientes são assistidos, com tempo de espera reduzido de até 48 horas, após os investimentos realizados pela gestão desde 2023.

Por dia, no Centro Cirúrgico são realizados cerca de 20 procedimentos, dos quais 12 são ortopédicos. Com a construção de mais uma sala cirúrgica e a disponibilização de mais dois carrinhos de anestesia com materiais especializados e modernos, são realizadas até quatro cirurgias simultâneas, uma em cada sala.   

“Nós temos uma procura grande porque o HE atende praticamente todas as demandas do estado e de outras localidades. Com investimentos em equipamentos médico-hospitalares e instrumentais necessários para a realização de vários procedimentos cirúrgicos, além de medicamentos e correlatos, nós temos conseguido ampliar e atender mais pessoas que precisam realizar cirurgia”, ressaltou o diretor.

Reabilitação e fisioterapia 

Na outra ponta desse cenário, está o processo de fisioterapia e reabilitação dos pacientes vítimas de acidentes de trânsito. A recuperação, que geralmente costuma ser longa, é realizada pelo Centro de Reabilitação do Amapá (Creap). Lá é possível ter acesso há mais de 20 tipos de serviços que auxiliam no processo.  

Para a administradora Rafaela Lima, apesar da experiência ruim de um acidente sofrido no ano passado, o atendimento no Creap tem sido satisfatório.

“Passei quatro meses em uma cadeira de rodas, até que em fevereiro eu fui chamada, e graças a Deus estou aqui. Fiz a primeira sessão, e logo me livrei do andador, agora estou na muleta, e se Deus quiser na outra semana, já nem preciso mais dela. Aqui tenho um excelente tratamento com grandes profissionais e agradeço muito ao governo por esse espaço para o nosso tratamento” relatou a paciente.

Atendimentos Creap

Segundo dados dos atendimentos do Creap, em 2022 foram atendidos 296 pacientes. Em 2023 o número aumentou para 354. Já esse ano, nos três primeiros meses de 2024 o Centro conta com 102 pacientes cadastrados para tratamento decorrente de acidentes. A maioria do sexo masculino, na faixa etária de 18 a 54 anos. 

Para ser atendido no Creap, é necessário ir até a unidade, localizada na Rua Tiradentes, n° 1597, bairro Central, tendo em mãos o encaminhamento com a solicitação da terapia indicada para o caso do paciente, documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência. 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!