Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘Me ajuda a ter mais disciplina em casa e na escola’, conta aluno de projeto social do Governo do Amapá  

Erick Mateus, de 11 anos, tem aulas de futsal no Campeões do Amanhã, desenvolvido pela Polícia Militar em Macapá. 

Por Amelline de Queiroz
12/04/2024 09h00

Erick está no segundo ano consecutivo no projeto e sonha em ser jogador profissional

O projeto social de futsal “Campeões do Amanhã”, desenvolvido pela Polícia Militar (PMAP), leva cidadania através do esporte para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, em Macapá. Apaixonado por futebol, o menino Erick Mateus, de 11 anos, participa pelo segundo ano consecutivo da iniciativa. Com o que aprende nas aulas, o aluno revela que a rotina dele em casa e na escola foram transformadas. 

“Eu amo futebol e meu sonho é ser jogador, por isso, me dedico ao máximo para dar conta da rotina de treinos. Durmo cedo para acordar cedo e não chegar atrasado. O projeto me ajuda a ter mais disciplina em casa e na escola”, conta a criança. 

O desenvolvimento de projetos sociais é uma das prioridades do Plano de Governo da atual gestão, que busca contribuir para a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social através de atividades esportivas.  

Instituído há 21 anos nas dependências do Comando Geral da PM, o “Campeões do Amanhã”, além do esporte, conta com a orientação de profissionais comprometidos com a formação de caráter dos participantes. Segundo o coordenador do projeto, tenente Irinaldo Chagas, o foco é promover ações com viés educativo. 

“Diversas crianças e adolescentes que passaram por aqui tiveram suas vidas completamente transformadas através do esporte. O Campeões do Amanhã oportuniza para eles acesso à educação e cidadania, e isso nos enche de orgulho e nos motiva a continuar acreditando que a educação e o esporte transformam vidas”, destaca Chagas.

O pai de Erick, o autônomo, Bruce Costa, notou a diferença no filho desde o começo das aulas no projeto. Com um bom comportamento dentro de casa e um melhor desempenho na escola, ele acredita que o esporte é uma ferramenta que ajuda também na disciplina. 

“Nos dias de treino ele se organiza para chegar no horário e cobra perguntando quem irá levá-lo e se vamos assistir os jogos dele. O esporte é importante na vida de uma criança, principalmente para nós que moramos na periferia, é uma porta para um futuro promissor”, conta Costa. 

Campeões do Amanhã 

O projeto ainda conta com 25 vagas disponíveis na modalidade futsal para jovens entre 7 e 17 anos. As aulas ocorrem nas terças e quintas-feiras, no horário da manhã, na quadra poliesportiva da PMAP. 

As inscrições podem ser realizadas no Comando-Geral da PMAP, na Rua Jovino Dinoá, bairro Beirol, e no prédio da Diretoria de Ação Social e Cidadania na Rua Rio Xingu, 357, bairro Perpétuo Socorro.  

Documentos necessários para se inscrever:

  • Cópia e original; 
  • Registro de Nascimento do responsável e da criança; 
  • Declaração escolar; 
  • Comprovante de residência; 
  • (1) foto 3x4 do aluno  

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.  
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!