Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Mais de 250 alunos do Curso de Formação dos Bombeiros recebem instruções sobre Salvamento em Altura, em Macapá

A capacitação faz parte do maior curso de formação de soldados da corporação e segue até junho.

Por Amelline de Queiroz
13/04/2024 14h34

O curso ocorreu nas dependências do Estádio Zerão, na Zona Sul de Macapá

A preparação, a formação e o bom atendimento à população, em caso de necessidade, são pilares fundamentais repassados aos 252 alunos do curso de salvamento em altura realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá (CBM), nesta sexta-feira, 12. O treinamento faz parte do maior curso de formação de soldados Bombeiros Militar e está incluso no Plano de Governo no que tem como prioridade a valorização e capacitação dos militares, fortalecendo a política de segurança pública do Estado do Amapá.

Segundo o especialista em salvamento em altura, cabo do CBM, Willian Reis, a iniciativa tem como objetivo o aprimoramento das atividades nas diversas formas de resgates nas alturas. 

“Nós iniciamos o curso em dezembro de 2023, com atividades teóricas. Nesta etapa de agora, acontecem as práticas, onde os alunos aprenderão técnicas como os nós e amarrações, ancoragem, sistema de vantagem mecânica e rapel e, neste momento, a técnica de salvamento em altura, que finaliza em junho”, explica Reis.

O curso ocorreu nas dependências do Estádio Zerão, na Zona Sul de Macapá. No local, os alunos participaram de simulações de salvamento em cabo paralelo, usando a técnica do balancim, que consiste em elevar a vítima que está presa na corda, transferindo-a para descensor do resgate. 

Para este tipo de salvamento, são usados equipamentos como ascensor de punho, mosquetão e anel de fita. 

Ainda de acordo com o especialista, as técnicas são utilizadas no dia-dia com vítimas presas em ambientes de altura, como trabalhadores da construção civil, telefonia, companhias elétricas ou acidentes com andaimes.  

Para a aluna Melissa Martel, 21 anos, a experiência ajuda na preparação, que será necessária nas ocorrências diárias. “O curso é bastante rigoroso, mas essencial para que possamos estar bem preparados para os casos reais, para atender a população em situações de emergências”, ressaltou a aluna. 

O concurso

Em novembro de 2023, o Governo do Amapá convocou 300 candidatos aprovados nas primeiras etapas do concurso para o CBM. Destes, 252 formam a primeira turma do Curso de Formação. No início do segundo semestre, eles estarão à disposição da sociedade como soldados combatentes.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!