Indígenas da aldeia Kuhaí recebem assistência em saúde durante a abertura do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas, em Oiapoque
Além da imunização foram ofertados atendimentos odontológicos, médico, entrega de remédios e testes para malária.
Além de vacinas, foram ofertados testes para a malária e atendimentos médicos
Cerca de 100 indígenas receberam assistência em saúde humanizada durante a abertura da campanha nacional do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas na aldeia Kuhaí, em Oiapoque, neste sábado, 13. Além da imunização, foram ofertados outros atendimentos em saúde, como forma de oportunizar o acesso a equipes multidisciplinares, com entrega de kits de saúde bucal e medicamentos.
Entre os serviços ofertados, estão atendimento com dentista, fisioterapeuta, psicóloga e assistente social, oferta de testagens rápidas, leitura de lâminas para malária e orientações sobre a dengue. O jovem Uilson Narciso, de 22 anos, da Aldeia Benoã, conta que já teve malária uma vez, e mesmo não sentindo nenhum sintoma da doença no momento, resolveu fazer o teste.
“Eu só quis assegurar que estou bem, fiz o exame e 30 minutos depois veio a certeza de que não tenho malária. É importante termos acesso a esses atendimentos onde morados”, descatou o indígena.
Gleusoaro Nunes, de 38 anos, da aldeia Karibuen, aproveitou para se consultar com um clínico geral. “O médico me passou uma receita com vários remédios, já passei pela tenda de medicamentos que montaram aqui e peguei os meus, esse tipo de assistência à saúde é muito importante pra nós”, reforçou.O cacique da Aldeia Kumarum, Cristiano Florêncio, de 50 anos, também participou da ação, onde se vacinou contra a Covid-19. “Agradecemos as vacinas e os outros atendimentos que estão sendo oferecidos aqui, cuidar da saúde é importante é sermos incluídos e mais importante ainda”, ressaltou o cacique.
Vacinação dos Povos Indígenas
O Amapá foi o estado escolhido para iniciar o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas. A abertura da mobilização nacional, liderada pelo Ministério da Saúde e acolhida pelo Governo do Estado, ocorreu na Aldeia Kuahí, em Oiapoque, com a presença do governador Clécio Luís e da ministra da Saúde, Nísia Trindade. A campanha deve atender mais de 130 mil indígenas em todo o Brasil.
As vacinas disponibilizadas foram de Covid-19, BCG, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), pneumo 23, poliomielite, varicela, difteria e tétano, meningo ACWY, meningocócica C, poliomielite oral, rotavírus, HPV, pentavalente, pneumo 10 e DTPA (para gestantes).
A vacinação é promovida pelo Distrito Sanitário Indígena do Amapá e Norte do Pará (Dsei) e será ampliada a outras Terras Indígenas da região. “É muito importante que a gente consiga trazer para cá o comprometimento com a saúde indígena e para todos os povos indígenas. Nós temos, diariamente, tentado avançar para uma melhor saúde de qualidade”, comentou a coordenadora do Dsei Amapá e Norte do Pará, Simone Karipuna.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!