Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Uma missão de amor e dedicação', conta cuidadora aprovada na segunda turma do concurso da Educação 

Andreza Borges integra os 522 profissionais que serão nomeados pelo governador Clécio Luís para reforçar o serviço público.

Por Marcio Bezerra
21/04/2024 11h00

Conciliando os estudos, cuidados com o filho autista e o trabalho como autônoma, Andreza celebra a aprovação 

A cuidadora Andreza Borges, de 42 anos, é mais uma profissional que comemora a tão sonhada carreira no serviço público. Ela foi uma dos 522 aprovados na segunda turma do concurso da educação promovido pelo Governo do Amapá e será nomeada pelo governador Clécio Luís nesta terça-feira, 23. 

Para Andreza, o cargo ocupado representa um momento de grande emoção pessoal e profissional, pois ela exerce a atividade com o filho de 7 anos, que tem autismo. A profissional conta que as experiências com os cuidados em casa será significativa para o trabalho dela na educação pública do estado.  

“Em tudo que almejamos e sonhamos trabalhar, precisamos fazer com amor e dedicação. O atendimento das crianças precisa ser de excelência. O papel do cuidador faz a diferença para a inclusão do aluno no espaço escolar, deixando-o mais à vontade e melhorando o aprendizado. Como servidora pública e cuidadora, vou fazer o melhor, agregando minhas experiências”, pontua Andreza. 

Alcançar uma vaga no serviço público não foi algo fácil para a cuidadora. A conquista representa o triunfo de uma jornada de anos conciliando os estudos, cuidados com o filho e o trabalho como autônoma fazendo caricaturas e esculturas para topos de bolos. 

“Eu estudava em casa, em cursos online. Foi um desafio muito grande, pois precisei usar o horário da madrugada para me preparar, devido à toda a demanda diária que tive e tenho que enfrentar. Tirei um tempo da minha vida exclusivamente para me dedicar em busca desse sonho de passar no concurso público para cuidadora”, descreve Andreza. 

Após a posse, com a estabilidade financeira, a cuidadora poderá melhorar a assistência que presta ao filho com serviços de terapias e plano de saúde. 

“Eu ansiava essa estabilidade para poder ter mais condições e tempo para resolver as questões relacionadas à atenção que precisava dar ao meu filho. O meu trabalho como autônoma demandava muito tempo na produção, fazendo com que eu não pudesse acompanhar as necessidades dele“, relembra. 

Posse dos nomeados 

O termo de posse dos aprovados e convocados para a segunda turma foi dividido em cinco datas: 26, 29 e 30 de abril; 2 e 3 de maio, conforme cronograma montado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead). 

O curso de formação tem previsão para acontecer no dia 6 de maio. O aprovado tem 30 dias para tomar posse, caso não seja possível, deverá entrar com pedido dentro do prazo estabelecido no edital. 

Avanço na Educação 

Em 2023, o Governo do Amapá deu início a nove concursos públicos, abrangendo as áreas de educação, segurança e gestão. As convocações refletem o compromisso da atual gestão em contratar novos profissionais conforme a demanda do serviço público. 

Esta é a segunda convocação do concurso da Educação, e de acordo com o edital, os profissionais serão distribuídos entre as áreas urbanas e rurais dos 16 municípios do estado do Amapá. 

Ao todo, nessa convocação, serão nomeados: 415 professores, 57 professores do ensino especial, 35 cuidadores e 15 pedagogos. Com esta segunda chamada, o número total de educadores convocados pelo Governo do Estado em 2024 atinge 1.067 pessoas.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!