Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘Meus filhos merecem isso’, diz contemplada por apartamento no Residencial Vila dos Oliveiras

Lucilete Pinheiro Pacheco, de 31 anos, é mãe solteira de cinco meninos. Ela irá morar em um dos 512 apartamentos do habitacional.

Por Kelison Neves
23/04/2024 13h24

Lucilete é mãe solteira e vai receber um dos apartamentos do Residencial Vila dos Oliveiras

A trabalhadora de serviços gerais Lucilete Pinheiro Pacheco, de 31 anos, foi contemplada com um dos 512 apartamentos do Residencial Vila dos Oliveiras, que teve o sorteio realizado nesta terça-feira, 23. Ela é mãe solteira de cinco meninos e ficou animada ao saber que agora terá um lugar próprio para morar e cuidar das crianças.

“É muito difícil ser mãe solteira, ainda mais com cinco filhos pequenos. Agora vou poder garantir um maior conforto para eles, meus filhos merecem isso. Todo mundo já tinha perdido a esperança, mas o governador Clécio Luís mudou esse sentimento, porque veio para nos ajudar e entregar as moradias que a gente tanto queria”, ressaltou a beneficiária emocionada.

Lucilete mora no Aturiá desde os oito anos de idade, mas foi a partir de 2012, quando já tinha dois dos cinco filhos, que viveu os momentos mais angustiantes no local.

“Foi nessa época que a erosão começou a atingir a minha casa. A gente não dormia à noite, tinha que ficar acordado por causa da maré, que quando ficava muito forte podia levar a minha casa. O horário que a gente tinha para dormir era quando a maré não estava cheia”, lembra a dona de casa.

Com a erosão atingindo cada vez mais as residências localizadas no Aturiá por conta do avanço do rio Amazonas, Lucilete conta que perdeu a casa que tinha e ficou desalojada. “A maré levou a minha casa e eu tive que ir para a escola, de lá me colocaram no aluguel social. Aí, desde então, estou esperando receber o meu tão sonhado apartamento para poder me mudar com os meus filhos, que agora são cinco”, disse a contemplada.

Com a previsão de entrega dos apartamentos para o dia 8 de maio, a espera dela e de todos os beneficiários está prestes a terminar. Para a Lucilete, a notícia soa como música para os ouvidos.

“Estou muito ansiosa para me mudar e começar a morar no meu próprio apartamento. Saber que a entrega das moradias está tão perto é como música pra mim. Meus filhos e eu vamos, enfim, ter um lugar seguro para viver”, finalizou.

Contemplados

As famílias selecionadas para o residencial são resultados de demandas dirigidas e construídas junto ao Ministério Público do Estado. Foram priorizadas aquelas em vulnerabilidade social e que moravam de maneira irregular nos bairros Araxá, Pedrinhas e orla do Aturiá. Além disso, foram atendidas famílias que perderam suas casas pelo avanço das águas do rio Amazonas, inseridas no Aluguel Social.

O processo de composição da relação das famílias foi analisado pelas equipes da Secretaria de Estado da Habitação e apurado junto ao Ministério Público Estadual. 

Vila dos Oliveiras

O residencial foi construído através de um contrato do Estado junto à Caixa Econômica Federal (CEF) e por meio do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC) e do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), com um investimento de mais de R$ 72 milhões. O projeto integra as obras do complexo de urbanização da orla do Aturiá, e faz parte da política habitacional do Plano de Governo da gestão estadual.

Apartamentos

Cada apartamento terá 42 metros quadrados, contendo dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço interna e rede de gás externa, rede de água e esgoto interligadas ao sistema da CSA Equatorial.

Equipamentos públicos

Os moradores irão contar com equipamentos como a quadra poliesportiva coberta, centro comunitário, creche construída pelo Governo do Amapá com capacidade para atender 60 alunos de tempo integral e 120 alunos para os dois turnos, que será administrada pela gestão municipal. Serão implantados ainda academia ao ar livre e playground.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!