Abril da Resistência: ações de saúde integram programação para povos indígenas no Amapá
Roda de conversas dão continuidade à atividade, que acontece nesta terça-feira, 24.
Atividade acontece no espaço de eventos Natuplay, em Macapá
A programação do “Abril da Resistência”, promovida pelo Governo do Amapá, prossegue nesta quarta-feira, 24. A partir das 8h, acontece a roda de conversa com mulheres indígenas com o tema “Nossos corpos, nosso território”, com ofertas de consultas no espaço de eventos Natuplay, em Macapá.
O “Abril da Resistência” celebra o Dia dos Povos Indígenas, que acontece dia 19 de abril, e amplia a articulação entre as esferas governamentais para o combate às desigualdades, discriminações, preconceitos e todas as formas de violência contra os povos originários.
A secretária dos Povos Indígenas, Sônia Jean-Jacque, reforça a importância da valorização cultural dos povos originários do Amapá e de políticas públicas que assegurem sua preservação.
“Estamos dando continuidade ao ‘Abril da Resistência’ com o curso básico de informática para os jovens do contexto urbano, além de realizarmos um importante momento com mulheres indígenas para falarmos de seus direitos e saúde. Buscamos a valorização de nossa cultura, e também o melhor para as comunidades”, ressalta a secretária Sônia.
Programação inclusiva
Durante o evento, acontecerá a palestra “Saúde mental é importante falar”, coordenada pela Equipe de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a roda de conversa “Conhecendo nossos direitos”, ministrada pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres sobre a Lei Maria da Penha, nas casas de apoio localizadas na capital.
No sábado, 27, a programação será encerrada em Oiapoque, no extremo norte do Estado, com a assinatura da Ordem de Serviço para a reforma da Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá. Além disso, no domingo, 28, acontece a entrega da sala do Núcleo Estadual de Saúde Indígena, no Hospital do Município.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!