Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘Oportunidade que transforma vidas e multiplica novos sonhos’, celebra novo servidor da Educação 

Eliel Barbosa está entre os 523 novos profissionais efetivos do quadro de ensino estadual nomeados pelo Governo do Amapá. 

Por Alexandra Flexa
24/04/2024 09h21

O professor de ciências naturais Eliel Barbosa, de 27 anos, conquistou a tão sonhada estabilidade profissional ao ser nomeado pelo governador Clécio Luís como novo servidor público do Estado. O educador faz parte da segunda turma do concurso da Educação que vai reforçar o quadro de ensino estadual com 523 docentes.  

Natural da Ilha de Marajó, no estado do Pará, o concursado conta que percorreu um longo caminho para chegar até a aprovação, tendo que abandonar familiares e amigos para ir em busca do sonho dele, o qual conquistou com a soma de muito sacrifício, esforço, luta e dedicação. 

“O Governo do Amapá quando abre uma oportunidade como esta transforma vidas e multiplica novos sonhos. A nomeação é uma vitória pelo caminho que escolhi, onde tive que fazer cinco concursos públicos até conseguir essa maravilhosa conquista. Tenho orgulho em dizer: cheguei para dar o meu melhor!”, celebra o concursado. 

A cerimônia solene dos novos profissionais efetivos foi marcada por muita comemoração dos aprovados e familiares que prestigiaram o evento. Entre risos e lágrimas, os agora, servidores públicos vibraram e comemoraram o tão sonhado momento de conquista.    

Acompanhada da filha Maria Tereza, de 10 anos, a professora de inglês Maria Izabel Monteiro, de 40 anos, também é uma dos 523 nomeados. Ela afirma que galgar esse degrau assegura a paixão dela em dar aula e lhe garante estabilidade para cuidar da família.  

“Escolhi ser professora há muito tempo e estar aqui é um sonho realizado, além de nos proporcionar uma vida melhor com estabilidade financeira e profissional. Dar aula e ensinar é minha paixão, e fazer o que a gente gosta não tem preço, só tenho a agradecer”, comemorou a professora.    

Durante a cerimônia solene, o secretário de Estado da Administração, Paulo Lemos destacou que, somadas a primeira e segunda turma, este é o maior chamamento da Educação nos últimos 10 anos. O gestor também aproveitou a oportunidade para ressaltar o compromisso da atual gestão com o serviço público. 

“Quero aqui agradecer ao governador Clécio Luís, por esta oportunidade de estarmos realizando sonhos. Já somos referência em concurso público e ressalto que nenhum estado brasileiro onde os governadores foram eleitos há quase dois anos nós tivemos chamamento de concurso público com o volume que temos aqui no Amapá”, pontuou o secretário.   

A previsão é que sejam chamados 5 mil profissionais da educação aprovados até julho de 2025, dependendo da colocação no certame e da demanda na rede de ensino estadual.

Novas etapas

Após a cerimônia de nomeação, os novos profissionais serão empossados no período de 26 a 30 de abril, conforme calendário conjunto da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Sead publicado no Diário Oficial.

Já a lotação dos servidores ocorre nos dias 2 e 3 de maio na Seed. Em seguida, os servidores irão passar pelo Curso de Formação para os cuidadores, o treinamento tem a duração de uma semana.

A previsão é que após o curso, os servidores iniciem suas atividades nas escolas estaduais ainda nos meses de maio e junho, reforçando o calendário escolar de 2024.

Avanço na Educação 

Em 2023, o Governo do Amapá deu início a nove concursos públicos, abrangendo as áreas de educação, segurança e gestão. As convocações refletem o compromisso da atual gestão em contratar novos profissionais conforme a demanda do serviço público. 

Esta é a segunda convocação do concurso da Educação, e de acordo com o edital, os profissionais serão distribuídos entre as áreas urbanas e rurais dos 16 municípios do estado do Amapá. 

Ao todo, nessa convocação, foram nomeados: 415 professores, 57 professores do ensino especial, 35 cuidadores e 15 pedagogos. Com esta segunda chamada, o número total de educadores convocados pelo Governo do Estado em 2024 atinge 1.067 pessoas. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!