'É a reestruturação dos atendimentos em assistência', destaca Clécio Luís com lançamento de programa e entrega de 100 aparelhos auditivos
Com o ‘Reabilita Amapá’, Governo do Estado fortalece a assistência a pessoas com deficiência por meio da inovação e modernização.
Pacientes com deficiência auditiva receberam aparelhos do Governo do Amapá com o objetivo de garantir qualidade de vida
O Governo do Estado lançou nesta sexta-feira, 26, o programa “Reabilita Amapá”. Com o objetivo de reestruturar e fortalecer a assistência às pessoas com deficiência atendidas pelo Centro de Reabilitação do Estado (Creap), o programa integra o Plano de Governo da gestão, que promove a adoção de inovação e democratização do acesso aos serviços de saúde. O lançamento foi feito pelo governador Clécio Luís, com a entrega de 100 aparelhos auditivos para pacientes do Centro.
“O programa vai contar com uma oficina de órtese e prótese, para que possamos produzir esses itens aqui mesmo no estado. Com o Reabilita Amapá, temos outros tipos de suporte, de cadeiras de rodas elétricas a bolsas de colostomia de última geração, é a reestruturação dos atendimentos em assistência. Nós queremos ser referência na reabilitação e ser melhor ainda. Isso é uma tarefa de todos”, ressaltou o governador Clécio Luís.Foram beneficiadas 56 pessoas, que puderam receber de um a dois aparelhos auditivos, sendo 5 crianças e 51 adultos e idosos, como Izidoro Figueiredo, de 75 anos. Com gratidão e alegria, ele descreve que a aquisição irá lhe garantir uma vida melhor. “O aparelho vai me ajudar nas minhas atividades, na comunicação com as pessoas. Com ele, eu recupero essa função, para entender bem as pessoas. Estou muito feliz”, disse o beneficiário.
Para a aquisição dos aparelhos retroauriculares, que ficam na parte externa da orelha, e intrauriculares, feitos sob medida e mais discretos, foram investidos R$ 117,2 mil pelo Ministério da Saúde. A ação desta sexta-feira abriu um cronograma de entregas do Creap, que também envolve outros atendimentos.
“A entrega desses aparelhos, assim como das cadeiras de rodas e das bolsas de ostomizados, significa oferta de saúde para a população. É o Governo presente, cuidando das pessoas”, celebrou Silvana Vedovelli, secretária de Estado da Saúde.Fortalecimento do Creap
O Centro de Reabilitação presta assistência especializada e atendimento de órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção e ostomia aos usuários. Em 2023, foram concedidos aparelhos auditivos para 251 pacientes e 394 cadeiras de rodas. Foram beneficiados 45 pacientes com órteses, próteses e adaptações em meios auxiliares de locomoção; além de entregarem 18.480 bolsas de ostomia e adjuvantes.
“O processo de reabilitação é caro: um aparelho desse custa, em média, R$ 8 mil. Esses pacientes são avaliados desde que chegam até receberem os aparelhos. Com esse programa, nós vamos alcançar um maior número de pessoas”, evidenciou Charles Rodrigues, diretor do Creap.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!