'Brasília veio ao Amapá para debater políticas públicas', diz secretário do Governo Federal sobre a chegada da Caravana Federativa
Reunião nesta terça-feira, 30, alinhou detalhes para realização da ação itinerante.
Encontro organiza preparativos de agenda com mais de 40 ministérios, autarquias e empresas públicas no Amapá
Nesta terça-feira, 30, uma reunião com representantes do Governo Federal e do Amapá avançou os últimos preparativos para a 9ª edição da Caravana Federativa, que acontece no Parque de Exposições da Fazendinha, na Zona Sul de Macapá. No local, será feita a oferta de atendimentos, acesso a informações sobre programas, serviços essenciais e cooperação entre os entes federativos.
A ação itinerante oportuniza o contato direto com mais de 40 ministérios, autarquias, bancos e diversas empresas públicas. Durante a abertura, será realizada uma feira de artesanato indígena com a comercialização de produtos locais com o Selo Amapá. O projeto é organizado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, com apoio do Governo do Amapá.
"Teremos todos os ministérios do Governo Federal presentes aqui, no Amapá, fazendo atendimentos. Ao invés dos secretários e prefeitos irem buscar o atendimento em Brasília, Brasília veio para o Amapá resolver os problemas. Por isso, é muito importante a participação dos gestores", declara André Ceciliano, secretário especial de Assuntos Federativos do Governo Federal.
A ação itinerante segue até sexta-feira, 3, sendo voltada para gestores estaduais e municipais, possibilitando a captação de recursos, diálogos, elaboração de projetos, soluções de problemas processuais e parcerias em favor do bem-estar da população."Esse é um momento único, sobretudo para as prefeituras, de tirar dúvidas sobre os processos e também de criar relação com os ministérios. Não podemos perder essa oportunidade de dar um salto enorme na relação com o Governo Federal, de seguir os projetos e trazer resultados importantes para o Amapá", ressalta o secretário do Gabinete Civil do Governo do Estado, Richard Madureira.
Para o Amapá, a Caravana também traz técnicos do Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, em função do número de projetos executados no estado. Em dois dias, o objetivo é fortalecer a cooperação entre os entes federativos.
Caravana FederativaCriada em 2023, a Caravana Federativa já passou pelos estados da Bahia, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba e Pernambuco. O evento possui foco na aproximação aos estados e municípios através da troca de informações e articulações de ações conjuntas.
Credenciamento
Para participar da 9ª edição da Caravana Federativa, é necessário realizar o credenciamento. Com a identificação, durante o evento, será possível receber o atendimento personalizado de Ministérios e autarquias.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!