Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'É um ato de amor ao próximo’, diz voluntária sobre campanha do Governo do Amapá, SOS Rio Grande do Sul

Doações estão sendo recebidas no Ginásio Avertino Ramos, no Centro de Macapá.

Por Alexandra Flexa
11/05/2024 19h42

As doações podem ser entregues no Ginásio Avertino Ramos

A autônoma, Ilmara Tavares Nunes, de 44 anos, moradora do bairro Universidade, na Zona Sul de Macapá, é uma das voluntárias que está participando da campanha humanitária do Governo do Amapá, ‘SOS Rio Grande do Sul: Do Oiapoque ao Chuí’. Comovida com a situação emergencial pela qual milhares de pessoas estão passando, vítimas das enchentes no Sul do país, ela doou roupas, cobertas e calçados que serão enviados ao estado gaúcho. 

“A iniciativa do Governo do Estado abriu caminho para as doações chegarem até quem precisa. É mais que uma campanha, é um ato de amor ao próximo e não tem como não se comover. Doe alimentos, água, faça orações, doe o que puder, mas doe”, diz ilmara.

O sentimento de solidariedade que mobiliza o estado do Amapá no extremo Norte do país para levar ajuda humanitária, já cruzou o Rio Amazonas por via fluvial. Uma equipe formada por 16 bombeiros especializados em resgates seguiu com destino ao Sul e outra equipe decolou com uma carga de 1,2 toneladas de suprimentos. As arrecadações continuam, cerca de 70 toneladas já foram recebidas e seguirão para ajudar mais de 400 cidades atingidas pela enchente.

O pequeno Edlan Francisco Marques Videira, de 9 anos, estudante do 4º ano do ensino fundamental, veio do município de Santana até o Ginásio Avertino Ramos, acompanhado de sua família para contribuir, ele fez a entrega de roupas e calçados.

“Quando soube que o Governo estava fazendo uma campanha para amenizar a perda que aconteceu no Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas, reuni parentes e amigos para contribuir. É muito triste o que as pessoas e animais estão vivendo lá, meu desejo é que elas se alegrem um pouco”, declarou o pequeno Edlan.  

Segundo o Comitê de Respostas Rápidas, que implantou uma Sala de Crise para definir as ações operacionais de envio de donativos, toda ajuda é bem-vinda, desde doação de remédios, água, roupas até alimentos.  

Morando no Amapá há mais de 20 anos, o empresário Waltécio Ribeiro, de 41 anos, natural do Rio Grande do Norte, trabalha no ramo alimentício. Pai de família, ele conta que a comoção ao acompanhar as redes sociais fez com que sentisse a situação de quem está precisando de apoio e de ajuda.   

"O mínimo que podemos fazer é doar algo e rezar pelas vítimas. Quando vi a tragédia fiquei muito abalado. Isso faz a gente refletir que não somos donos de nada, estamos só de passagem”, refletiu Ribeiro, que também vê o momento como uma oportunidade de valorizar a vida. 

Do Oiapoque ao Chuí  

A campanha ‘SOS Rio Grande do Sul: Do Oiapoque ao Chuí’ é coordenada pelo Comitê de Respostas Rápidas do Estado. A iniciativa conta com parceiros que disponibilizarão suas sedes como locais para coleta de doações: Ministério Público do Estado, Assembleia Legislativa do Amapá, Tribunal de Justiça do Amapá, Tribunal de Contas do Estado, Central Única das Favelas, Defensoria Pública do Estado, e quartéis do Corpo de Bombeiros. 

O que pode ser doado?   

  • Produtos de higiene pessoal, como escova de dente, creme dental, sabonete, desodorante, shampoo e absorvente 
  • Cobertores, toalhas e roupas de cama 
  • Pilhas de qualquer tamanho e lanternas 

Confira os postos de arrecadação:  

  • Ministério Público do Amapá, nos prédios da Avenida Fab, do complexo Araxá e da Zona Norte  
  • Ginásio Avertino Ramos, na rua Cândido Mendes, nº 20, bairro Central  
  • Vice-Governadoria, na Avenida Mendonça Furtado, nº 2278, bairro Santa Rita  
  • Tribunal de Contas do Estado, na Avenida Fab  
  • Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, na Avenida Fab, s/n, bairro Central  
  • Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, na Avenida Fab, nº 1295, bairro Central  
  • Juizado da Zona Norte, no bairro Infraero, e da Zona Sul, no bairro Novo Buritizal  
  • Defensoria Pública do Amapá, na rua Eliezer Levy, nº 1157, bairro Central  
  • Prefeituras municipais  
  • Sebrae, na Avenida Ernestino Borges, nº 740, bairro Central  
  • Central Única das Favelas Amapá, na Rua São José, nº 1500, bairro Central  
  • Polícia Militar do Estado do Amapá, no 1º Batalhão da Zona Sul e Batalhão da Zona Norte, em Macapá  
  • Corpo de Bombeiros, na Avenida Santana, nº 1815, bairro Central, no município de Santana 
  • Quartel do Corpo de Bombeiros da Zona Oeste, rua Nove, nº 276, bairro Marabaixo  

SOS Rio Grande do Sul  

Diante da situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos, o Governo do Rio Grande do Sul reativou o canal de doações "SOS Rio Grande do Sul". Foi restabelecida a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), vinculada à conta bancária criada pelo Banrisul. 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!