Governo do Amapá e Sebrae assinam termo de cooperação técnica para qualificação empreendedora dos agricultores
Medida integra assistência técnica e rural com desenvolvimento econômico aos produtores do estado.
Sebrae e Rurap desenvolverão soluções para o aumento de empreendimentos rurais no Amapá
O Governo do Amapá e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram um Termo de Cooperação Técnica, nesta segunda-feira, 27, para garantir a capacitação de produtores rurais com qualificação na área de empreendedorismo. A iniciativa integra o Plano de Governo da gestão para melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias que moram no campo.
A parceria é coordenada por técnicos do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR), para desenvolver ações de intervenção e assistência técnica de base agroecológica, para utilização de soluções que possibilitem o aumento da competitividade dos empreendimentos rurais com foco na sustentabilidade ambiental, econômica e social.
Serão beneficiados agricultores dos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande, Itaubal do Piririm, Pedra Branca do Amapari, Ferreira Gomes, Serra do Navio, Tartarugalzinho, Amapá e Calçoene.
“No meio primário nenhuma instituição trabalha sozinha. Se a gente trabalhar em sinergia, com certeza os resultados se efetivarão na ponta. Com essa parceria a gente já está nas duas pontas, qualificando o nosso agricultor. Esse termo é específico com Rurap e o Sebrae, mas é estabelecido com toda uma rede de instituições do setor primário como a SDR, Diagro e Embrapa”, destacou o diretor do Rurap, Dorival Santos.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-AP, Josiel Alcolumbre. do Sebrae, Josiel Alcolumbre, a parceria com o Governo do Amapá representa solidariedade com o pequeno agricultor e permitirá o desenvolvimento rural no estado.
“Atendemos do pequeno ao grande, não importa, não tem distinção de tamanho, de capital social, mas o que gosto sempre de lembrar é que os pequenos só têm a gente, como um serviço brasileiro de apoio, de consultoria. É a nossa especialidade”, finalizou o presidente.
A cooperação busca aprimorar técnicas de manejo em mandiocultura, sustentabilidade produtiva da cadeia aquícola, fortalecimento da produção de açaí, produção animal e agricultura familiar.
O termo irá possibilitar que o Governo do Amapá chegue até os produtores de uma forma mais ampla e eficaz, para assim desenvolver o trabalhador que está no campo e evoluir. A cooperação tem validade até fevereiro de 2025 e poderá ser renovada em comum acordo.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!