Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá encerra campanha de vacinação contra a poliomielite nesta sexta-feira, 14

Após o término da intensificação, a vacina continua disponível nas unidades de saúde como parte do calendário de rotina das crianças.

Por Mônica Silva
14/06/2024 10h48

Para se vacinar, basta ir até uma Unidade Básica de Saúde da sua cidade

O Governo do Amapá encerra, nesta sexta-feira, 14, a campanha de vacinação contra a poliomielite. A ação foi iniciada no dia 27 de maio e é coordenada pelo Ministério da Saúde, tendo o objetivo de atualizar a situação vacinal de crianças menores de 5 anos.

Apesar da mobilização do Estado em todos os municípios, a adesão do público ainda está abaixo do esperado. A meta era vacinar 53.583 crianças, entretanto, apenas 7.650 receberam a dose da pólio. De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), após o término da intensificação, a vacina continua disponível nas unidades de saúde, como parte do calendário de rotina das crianças.

“A baixa adesão pode ser atribuída ao fato de muitos pais e responsáveis deixarem para vacinar seus filhos nos últimos dias de campanha. A vacina aumenta a proteção e minimiza as chances da criança adoecer. Por isso vamos fortalecer as ações de incentivo à vacina em todos os municípios do estado”, comentou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.

De acordo com dados da SVS, as crianças vacinadas na campanha representam 14,2%, em sua totalidade. Os municípios que atingiram melhores percentuais foram Serra do Navio, com 82,4% do público alvo imunizado, Itaubal com 69% e Amapá, com 64,6%. A campanha do estado quer atingir 95% de cobertura durante o ano, meta recomendada pelo Ministério da Saúde.

“Sabemos que existe uma demora na migração das informações para que possa aparecer no Banco Nacional de Dados, porém os municípios estão vacinando e esses dados tendem a melhorar. Quem ainda não teve a oportunidade de vacinar sua criança, pode levar a qualquer unidade de saúde da sua cidade”, explicou a coordenadora de Imunização, Maria Angélica.

Neste ano, o Ministério da Saúde está fazendo o processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina VOP, de gotinha, para apenas um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável. Essa mudança será feita gradualmente, no 2º semestre de 2024. A partir daí, o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com VIP. Por isso, é importante que a caderneta já esteja atualizada.

A poliomielite é uma doença grave, que causa a paralisia flácida e acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.

A vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença foi eliminada no país desde 1994, por conta da vacinação. Mas isso não significa que o perigo não exista, porque, em 2023, o Brasil foi classificado com alto risco para a reintrodução do poliovírus, pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!