Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Grupos juninos dos municípios do Amapá reúnem mais de 3 mil quadrilheiros no Arraiá do Povo 2024

Governo do Estado preparou 12 dias de programação na Cidade Junina do Parque de Exposições da Fazendinha.

Por Amelline de Queiroz
21/06/2024 10h00

Maior evento junino do estado começa nesta sexta-feira, 21 e segue até o dia 2 de julho

Com abertura oficial nesta sexta-feira, 21, o Arraiá do Povo contará com as apresentações de 59 grupos juninos, ao longo de mais de uma semana de festividades. Quadrilheiros dos municípios do estado se unirão, somando mais de 3 mil dançarinos participantes, dando um show na mega estrutura montada pelo Governo do Amapá, na Cidade Junina, inédita, montada no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

A programação, com 12 dias de evento totalmente gratuito, terá apresentações de quadrilhas tradicionais e estilizadas, que já estão em ritmo acelerado para o espetáculo. Essa iniciativa fará um verdadeiro resgate histórico das festividades de São João, com brincadeiras, comidas típicas, espaço instagramavél e atrações nacionais.

Do grupo especial participarão as quadrilhas Explode Coração (Porto Grande), Império Amapaense e Sensação Amapaense (ambas do Amapá) e Sorriso Cristalino (Laranjal do Jari). Do grupo de acesso, o público contará com as apresentações das quadrilhas Explosão Junina (Porto Grande), Junina Lampião (Calçoene), Magia da Juventude (Pedra Branca), Sensação Junina (Tartarugalzinho), Raízes da Fronteira (Oiapoque), Encanto Junino (Laranjal do Jari) e Brilho Junino (Tartarugalzinho). E a tradicional As Piranhas dos Sem Terra (Tartarugalzinho), totalizando, aproximadamente, 700 quadrilheiros vindo direto dos seus municípios.

Para acolher todos grupos juninos, o Governo do Amapá repassou, no início de junho, o fomento oriundo do Tesouro Estadual, divididos entre a Secretaria de Cultura (Secult) e Secretaria de Turismo (Setur), com articulação dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

O recurso atende as 3 entidades que realizam os Festivais Juninos: a Liga Junina de Macapá (Ligajum), Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap) e Instituto Sócio Cultural Junino Arraiá No Meio Do Mundo (FEFAP - Federação Das Entidades Folclóricas Do Amapá). O recurso também atende os grupos não associados às entidades, mas que realizam a tradição nos seus municípios.

Segundo a secretária da Cultura, Clícia Di Miceli, o fomento foi repassado diretamente aos grupos juninos.

“Fizemos um diálogo, desde 2023, com todos os grupos dos 16 municípios, e chegamos no consenso para repassar o recurso direto para cada grupo, para que eles possam se organizar e realizar as suas programações, também, nas suas cidades”, enfatizou a gestora.

Abertura da programação

O primeiro dia será uma verdadeira confraternização, com direito a desfile e bandeiras dos 56 grupos juninos, ligados às entidades organizadoras dos campeonatos municipais e estaduais. As apresentações devem reunir mais de 3 mil quadrilheiros. Logo em seguida, o público irá prestigiar os shows locais e nacionais.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!