Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Arraiá do Povo 2024: venda de roupas e acessórios juninos aquece comércio em Macapá

Programação do Governo do Amapá inicia nesta sexta-feira, 21, e consumidores aproveitaram para garantir o look para os 12 dias de festa.

Por Alexandra Flexa
21/06/2024 07h30

Arraiá do Povo aquece a economia, gerando empregos diretos e indiretos em Macapá

O Governo do Amapá promove, a partir desta sexta-feira, 21, o maior festejo junino do estado, o Arraiá do Povo. A iniciativa, que integra o Plano de Gestão, além de garantir diversão por 12 dias e apoio à cultura, aquece a economia, gerando empregos diretos e indiretos nos mais variados segmentos do mercado. 

Quem trabalha no comércio, em Macapá, comemora o dobro do faturamento neste período e antes mesmo do mês de junho. A compra de matéria-prima para os trajes dos grupos juninos do estado, e as roupas e acessórios para quem vai assistir as apresentações na Cidade Junina montada no Parque de Exposições da Fazendinha, lideraram a procura nas lojas. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO ARRAIÁ DO POVO 2024

A empresária, Izabel Moraes, trabalha há 15 anos no centro comercial de Macapá e está otimista com o faturamento do empreendimento que atua na venda de artigos decorativos para festas e fantasias.

"Este ano o movimento está melhor se comparado ao período passado. Nem terminamos o mês e já dobramos nosso faturamento. O apoio do Governo aos festejos incentiva o consumidor a comprar, desde artigos de decoração a roupas. Agradeço muito ao poder público, porque isso movimenta todo o setor", comemora Izabel.  

A consumidora Sâmia Daniele, de 24 anos, mora do bairro Central, e aproveitou o tempo livre para ir em busca de acessórios juninos. A missão era encontrar algo para ela e para seu pet.

"Para aproveitar tantos dias de Arraiá do Povo, temos que caprichar no visual. Hoje estou fazendo comprar para mim e para o meu cachorrinho. Ele vai de chapéu e roupa caipira pra fazer bonito", contou, animada. 

Nas lojas de armarinhos, os campeões de venda são os tecidos xadrez e a chita colorida que encanta o consumidor. A funcionária pública Geane Ferreira, aproveitou a variedade disponível para fazer compras de decoração.

"Adoro as festas juninas e, principalmente, as comidas típicas da época, mas hoje estou comprando decoração, bandeirinhas, chapéu e balão. O comércio não deixou a desejar, tem tudo que a gente precisa”, diz Geane.  

A vendedora Suzana Moraes, de 24 anos, celebra o aumento de vendas que impulsionou as comissões que recebe. Ela que já trabalha há dois anos no comércio, vê nesta época do ano uma oportunidade de garantir uma renda extra. 

"O que eu mais vendo são tecidos e artigos para decoração. A procura cresce e, consequentemente, nossa comissão também. Minha expectativa é a melhor possível, principalmente com o evento do Arraiá do Povo. Este ano vou vender mais do que no Natal”, garantiu Suzana.  

Arraiá do Povo

O Arraiá do Povo 2024 é organizado pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur). Serão 12 dias de evento gratuito envolvendo grupos dos 16 municípios do Amapá. A programação recebe recursos do Tesouro Estadual e emendas parlamentares dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

A tradição, que chegou ao estado há mais de 80 anos, é um dos festejos mais celebrados pelos amapaenses. A Cidade Junina foi montada exclusivamente para receber 59 grupos juninos, que participam dos campeonatos municipal e estadual, totalizando mais de 80 apresentações. 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!