Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá reforça segurança no Arraiá do Povo e garante tranquilidade à população

Público aprovou esquema no primeiro dia; mais de 300 agentes estarão nos 12 dias de programação na Cidade Junina.

Por Amelline de Queiroz
22/06/2024 17h00

Durante o Arraiá, profissionais e equipamentos de segurança garantirão a tranquilidade dos visitantes

A ação integrada das forças de segurança do Governo do Amapá, trouxe resultados positivos, garantindo a ordem e o sossego da população durante a primeira noite do Arraiá do Povo. A abertura do evento aconteceu no Parque de Exposições da Fazendinha, nesta sexta-feira, 21. 

Os dados da Secretaria de Segurança Pública do Amapá (Sejusp), apontaram que mais de 300 agentes das corporações das Polícias Militar, Civil, Científica, Penal, Corpo de Bombeiros e do Grupo Tático Aéreo, estão atuando na operação. Foram utilizados reforço de sistemas tecnológicos, como câmeras de segurança fixas e com reconhecimento facial, câmeras com rotação 360 graus, drones e monitoramento de equipamentos eletrônicos como tornozeleiras. 

Toda a área da Cidade Junina está resguardada com sistemas e agentes de segurança pública.

“A estratégia de segurança montada para a cobertura do Arraiá do Povo tem sido exitosa. Os resultados alcançados estão sendo muito positivos, sem registros de intercorrências graves, nem no interior do Parque, nem nas imediações”, afirmou o secretário adjunto de Segurança Pública, Marko Scaliso.  

O Parque de Exposições da Fazendinha está sendo monitorado na entrada, arenas, estacionamentos e na área externa. Entre as medidas de segurança tomadas está a proibição de entrada de bebidas em garrafas de vidro.

A programação é organizada pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur), em conjunto com as entidades Liga Junina de Macapá (Ligajum), Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap) e Instituto Sócio Cultural Junino Arraiá no Meio do Mundo. 

Para a moradora do residencial Jardim Açuçena, Juzelia Fonseca, contar com a segurança pública durante o evento é fundamental.

“Vim prestigiar a festividade com minha família. Ter a segurança que há agentes, policiais e equipamentos para nos defender no caso de algum incidente nos deixa tranquilos para curtir o evento que está muito bonito”, destacou Juzelia.  Durante os dias de Arraiá, os profissionais, coordenados pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) estão atuando da seguinte forma: 

A Polícia Militar está com uma equipe de 72 policiais por dia de evento, além disso, tem o apoio de seis viaturas que estão fazendo rondas em todo o perímetro do Parque de Exposições e adjacências, com monitoramento e policiamento preventivo e ostensivo. 

Primeiros socorros

O efetivo de 36 militares por dia, do Corpo de Bombeiros está atuando com atendimento pré-hospitalar, garantindo os primeiros socorros às pessoas que passem mal ou se machuquem durante o evento. Os agentes também farão o deslocamento das pessoas para unidades hospitalares em ambulância, caso alguém necessite de atendimento de média e alta complexidade. 

O Corpo de Bombeiros tem três viaturas exclusivas durante o evento. Uma ambulância e dois veículos tipo picape com equipes responsáveis pela vistoria contra incêndio e pânico e atendimento geral do público. 

Registros de ocorrências

As Centrais de Flagrantes da Polícia Civil têm reforço no efetivo, o que dá celeridade para os registros de boletins de ocorrências e para as lavraturas de procedimentos dos flagrantes. Além disso, há profissionais de inteligência, contribuindo com a segurança periférica da festa popular. 

A 10ª Delegacia de Polícia da Capital, que está funcionando nas dependências do Parque de Exposições da Fazendinha, está funcionando 24 horas para atendimento ao cidadão. 

Arraiá do Povo

Foram investidos mais de R$ 5 milhões para a realização do evento, organizado pelas Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur), com recursos do Tesouro Estadual e de emendas parlamentares articuladas pelos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues. 

A tradição, que chegou ao estado há mais de 80 anos, é um dos festejos mais celebrados pelos amapaenses. A Cidade Junina foi montada exclusivamente para receber 59 grupos, que participam dos campeonatos municipal e estadual, totalizando mais de 80 apresentações.  

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!