Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

5º Festival Sandro Rogério abre segunda noite do Arraiá do Povo com apresentações de 7 grupos juninos

Cidade Junina criada pelo Governo do Amapá atraiu o público neste sábado, 22.

Por Weverton Façanha
22/06/2024 22h59

Sete quadrilhas entraram no palco montado especialmente para o evento

A segunda noite do Arraiá do Povo, neste sábado, 22, foi marcada por cores e ritmos, com o início das apresentações do 5º Festival Municipal Sandro Rogério, coordenado pela Liga Junina de Macapá (Ligajum). São 27 grupos disputando até segunda-feira, 24, o título de campeão 2024.

A pista tem padrões oficiais, com piso aderente e uma área de 500m² com demarcações específicas para os quadrilheiros, além da área de concentração. O espaço foi montado na Cidade Junina, uma mega estrutura construída pelo Governo do Estado, e recebeu nesta noite sete grupos, que brilharam e foram avaliados pelos jurados.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO ARRAIÁ DO POVO 2024

O maior arraiá do Amapá reúne três festivais e a programação é realizada pelo Governo do Estado, em conjunto com a Liga Junina de Macapá (Ligajum), Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap) e Instituto Sócio Cultural Junino Arraiá no Meio do Mundo. Essa é a primeira vez que a festa é promovida dentro do Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

"Toda essa estrutura significa a valorização da quadra junina amapaense e ajuda a desenvolver este segmento cultural. O arraiá é um incentivo e o fomento aos quadrilheiros garante ganhos econômicos para costureiras, para o comércio, e contratação de outros profissionais. Ao final de tudo, só temos a agradecer pela atenção que a quadra junina está recebendo", destacou o presidente da Ligajum, Claúdio Vaz.

Com toda a dinâmica criada para os festivais juninos, as apresentações são avaliadas pelos jurados em nove quesitos: temática, coreografia, Miss Caipira, marcador, indumentária, casamento e repertório musical, além de animação e harmonia.

"Temos pessoas ligadas aos mais diversos ramos culturais que analisam as apresentações tecnicamente e atribuem notas e as justificam. Por isso, as quadrilhas se apresentam no limite e tem uma rotina de ensaios de três ou quatro meses, para colocarem em prática nos trinta minutos de apresentação", explicou Vaz.

Após o encerramento do Festival Sandro Rogério, ocorre nos dias 25 e 26 de junho, o 5º Forrozão do Primo Sebastian, realizado em parceria com a Federação de Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap). A programação encerra com o "15º Festival Arraiá no Meio do Mundo", nos dias 28 de junho a 2 de julho. 

Além de toda a estrutura para as apresentações juninas, o ambiente ainda conta com dois palcos para ações artísticas dos grupos, shows nacionais e locais. Outra atração é a praça gastronômica, com comidas regionais e parque de diversões.

Arraiá do Povo

O Arraiá do Povo 2024 é organizado pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur). A programação recebe recursos do Tesouro Estadual e emendas parlamentares dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

A Cidade Junina foi montada exclusivamente para receber 59 grupos juninos, entre tradicionais e estilizados, que participam dos campeonatos municipal e estadual, totalizando mais de 80 apresentações.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!