Arraiá do Povo 2024: última noite do 5º Festival ‘Sandro Rogério’ reúne 9 quadrilhas tradicionais para a competição
Promovido pelo Governo do Amapá, no Parque de Exposições da Fazendinha, o terceiro dia de competição trouxe a alegria dos festejos juninos.
9 quadrilhas tradicionais se apresentaram na segunda, 24, na Cidade Junina
Encerrando as apresentações do 5º Festival Sandro Rogério, nove quadrilhas trouxeram para arena do Arraiá do Povo nesta segunda-feira, 24, muita alegria, danças e originalidade. O evento é promovido pelo Governo do Amapá e vai até o dia 2 de julho, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
Com temas exaltando as belezas do Amapá, as quadrilhas tradicionais se apresentaram na última noite de festival na Cidade Junina, com enredos repletos de cores, trajes exuberantes e humor pelos tradicionais casamentos na roça.
A programação do Arraiá do Povo reúne os três maiores festivais juninos do estado, sendo coordenado pelo Governo do Estado, em parceria com a Liga Junina de Macapá (Ligajum), Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap) e Instituto Sócio Cultural Junino Arraiá no Meio do Mundo.
Veja como foi a última noite do Festival Municipal Sandro Rogério:
Mistura Junina
Iniciando as apresentações da noite, a quadrilha tradicional Mistura Junina trouxe para a arena a magia de Alceu Valencia com o tema ‘Um São João Valenciado’, que contou a história de duas quadrilhas rivais que disputavam a atenção do cantor enquanto tentavam provar qual era o melhor grupo.
O marcador que representava o cantor Alceu iniciou a apresentação puxando o trio Maluco Beleza. Em meio aos passos dos matutos e cores predominantes em rosa e amarelo, ele comandou o esquadrão composto por 14 casais e realizou o casamento que selou a união entre as quadrilhas.
Explosão do TempoO segundo grupo a se apresentar foi a quadrilha Explosão do Tempo, com o tema ‘Meu São João é São João de nós tudim’. Os quadrilheiros relembraram na arena as brincadeiras do segmento e garantiram boas gargalhadas do público com o casamento na roça.
Corrida no saco, barraca do beijo e muita matutagem estiveram presentes na coreografia apresentada pelos casais que compõem a quadrilha, que mostraram como é uma festa tradicional de São João.
Considerado dos MatutosCom 24 casais, a quadrilha Considerado dos Matutos, do bairro Perpétuo Socorro, trouxe para o festival indumentárias de um vermelho vibrante, que representava o fogo da paixão, e foi o terceiro grupo a se apresentar.
O marcador iniciou coreografia com a apresentação dos casais compostos pelo noivo e pela Miss Caipira, que deram um show à parte. Com o tema ‘Das chamas ardentes da fogueira da paixão, eis que surge o meu São João’, a quadrilha animou o público presente falando sobre o amor nas festas tradicionais.Fúria Junina
A quarta quadrilha tradicional a se apresentar foi a Fúria Junina, com o tema ‘Viva o Nordeste, Viva Fúria Junina’. Do bairro do Congós, o esquadrão mais furioso do Amapá trouxe no seu espetáculo representações do povo nordestino, mostrando os ritmos e forças presentes na região.
Durante a apresentação, o grupo retratou a seca no sertão, onde um casal de noivos enfrentou tristeza e sofrimento, mas nunca deixou sua fé ser abalada. Com a ajuda de Padre Cícero, eles conseguiram retomar a alegria e fazer um belíssimo São João.
Rosa Branca AçucenaDeclarando seu amor por Macapá como tema principal, o grupo Rosa Branca Açucena foi a quinta quadrilha da noite e iniciou a sua apresentação ao som de 'Jeito Tucuju', canção de Joãozinho Gomes e Val Milhomem. O grupo dos bairros Nova Esperança e Jardim Açucena trouxeram em suas indumentárias traços da cultura amapaense, como as comidas típicas e o marabaixo.
O marcador, que representava o turista na cidade de Macapá, conduziu o grupo em uma homenagem para a capital e ao povo local, com músicas tradicionais que fizeram o público vibrar a cada passo tradicional. Os destaques da apresentação foram o casamento na roça ao som de marabaixo e a dança da vassoura, muito presente nas quadrilhas matutas.
Explosão dos MatutosExplosão dos Matutos foi a sexta quadrilha a se apresentar. Com uma coreografia característica da música popular amapaense, eles trouxeram as cores da bandeira do estado em suas roupas e dançaram ao som de ‘Igarapé das Mulheres’ e ‘Pérola Azulada’.
Com muitos passos matutos e tradicionais, o destaque da apresentação foi o mascote Elan Mateus, que com muita simpatia conquistou o público presente.
Dondocas dos MatutosA sétima quadrilha a se apresentar foi a Dondocas dos Matutos, que com muita diversão e descontração trouxeram o tema ‘Em terra tucuju a dondoca realiza o casamento’. Com muita desenvoltura, conquistaram o público presente com a chegada do noivo em um barco no meio da arena.
A quadrilha do bairro Pacoval distribuiu simpatia com passos tradicionais e muita matutagem. Um dos destaques da apresentação foi a amante, comum nos festejos juninos, invadindo o casamento na roça.
Bagunçados dos MatutosCom o tema ‘Bagunçados! Pulando fogueira, soltando balões com fogos de São João’, a penúltima quadrilha da noite agitou o público presente com muita animação. Dentre as coreografias, o baile de casamento agitou a plateia com músicas que ficaram marcadas na memória de quem ama os festejos de São João.
Garota SafadaFechando a noite, o grupo Garota Safada entrou na quadra junina contando uma envolvente história com piratas, ribeirinhos e São João. Com o tema ‘Seja na terra seja ou no mar, você jamais vai tirar a minha alegria de brincar São João’, o grupo prendeu atenção do público com uma coreografia cheia de ação, aventura e muita dança.
A quadrilha representou os piratas com a cor laranja, os ribeirinhos com o verde, e o colorido representava os quadrilheiros, que tentavam impedir os piratas de saquear a vila apresentando a festa de São João.
Confira a programação dos próximos dias do Arraiá do Povo:
Terça-feira, 25 e quarta-feira, 26
- Escolha da quadrilha representante do Amapá para o Nacional da CONAQJ
Quinta-feira, 27
Arraiá do Povo
O Arraiá do Povo 2024 é organizado pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur). A programação recebe recursos do Tesouro Estadual e emendas parlamentares dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
A Cidade Junina foi montada exclusivamente para receber 59 grupos juninos, entre tradicionais e estilizados, que participam dos campeonatos municipal e estadual, totalizando mais de 80 apresentações.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!